Estudante indígena do curso de Pedagogia da UFSCar apresenta trabalho sobre rituais do povo xavante

No último dia 2 de dezembro, o estudante Muniz Tserebdza Tsererireme, do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSCar, defendeu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado "Mexendo na caixa de marimbondos: relatos e narrativas em torno da educação de adolescentes indígenas xavantes". O estudo, de caráter multimodal, foi orientado por Maria Silvia Cintra Martins, docente do Departamento de Letras (DL) da Universidade, e composto por texto escrito e um DVD com a gravação de entrevistas e imagens ilustrativas de rituais da comunidade indígena xavante. A monografia versou sobre a forma diferenciada com que se dá a educação de adolescentes - a partir dos 11 anos - desta comunidade, com atenção às diversas narrativas, que são destaques na forma de transformação do povo xavante desde os tempos primordiais, passando pelo contato com os hábitos não indígenas. Destacou, em sua arguição, a descrição que fez sobre a importância dos desenhos para os povos indígenas, assim como o fato de que seu TCC envolve a primeira proposta de escrita das narrativas tradicionais xavante. Para a defesa, Tsererireme compareceu com pinturas corporais e adereços de tradição xavante, acompanhado pelos membros da banca - além de Martins, Jarina Fernandes, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), e Ariane Ranzani, professora formadora no Centro de Formação dos Profissionais da Educação da Secretaria Municipal de São Carlos e pesquisadora do grupo de pesquisa LEETRA (Linguagens em Tradução) da UFSCar. Imagens e informações adicionais sobre o trabalho podem ser conferidas aqui.

Fonte: Notícias UFSCar