Estudante da UFSCar vence prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita

A estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, Cristiane Pereira, foi uma das vencedoras do prêmio Educador Nota 10 - edição 2017, organizado pela Fundação Victor Civita. Ela conquistou o reconhecimento com o projeto "Bolinha de Gude: Descobrindo outras formas de ensinar, aprendendo outros jeitos de aprender", realizado no escopo da disciplina "Estudos sobre o Jogo, o Brinquedo e a Brincadeira na Educação: abordagens teórico metodológicas" do PPGE. A proposta vencedora foi realizada pela estudante na Escola Estadual Antonio de Oliveira Bueno Filho, de Araraquara, onde atua como professora. A ideia foi deixar as crianças do 1° ano brincarem livremente de bolinha de gude na aula de Educação Física, sem regras ou intervenções. O diálogo constante entre a professora e a turma deu visibilidade à forma das crianças pensarem e agirem ao jogarem. Ao longo das atividades, ela foi descobrindo como as crianças aprendem um jogo e como o professor pode ensiná-lo de maneira criativa e inovadora. Cristiane Pereira é também membro do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância, da UFSCar, coordenado pelos professores Aline Sommerhalder, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), e Fernando Donizete Alves, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH). Em 2017, o prêmio Educador Nota 10 contou com 5.006 projetos inscritos e apenas 10 premiados. Mais informações sobre o projeto da UFSCar e sobre a competição estão disponíveis neste link.

Fonte: Noticias UFSCar