Plataformização do Entretenimento #06 - Literatura Online

O seminário "Plataformização do Entretenimento" pretende promover e incentivar debates online entre pesquisadores, produtores de conteúdo e profissionais da cultura, visando um maior entendimento das atuais transformações nas indústrias de entretenimento.

Busca-se discutir a importância da criação de políticas públicas para as plataformas culturais; o marco regulatório do vídeo sob demanda; novas perspectivas estéticas e estilísticas, e a inovação nos sistemas de produção, distribuição, circulação e recepção de conteúdos.

A quinta live, "Literatura Online", ocorerrá no dia 05/06 às 16h00, com a participação de Renata Mancini (UFF) e Antonio Vicente Seraphim Pietroforte (USP), com a mediação de Naiá Sadi Câmara (Unaerp/Uni-FACEF). O debate será transmitido no Facebook pelo link: https://bit.ly/2Vl5t8f.

ACOMPANHE A NOSSA PROGRAMAÇÃO PELA PÁGINA NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/especializacaomultiplataformaufscar

O evento é uma realização do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas (EAM/UFSCar) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o apoio e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFSCar).

Sobre os Convidados:

Naiá Sadi Câmara (Unaerp/UniFACEF)
Doutora e mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, com Pós-Doutoramento em Comunicação e Artes pela UFSCar.

Renata Mancini (UFF)
Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (2006), com estágio de doutorado no CNRS, França (2004) e pós-doutorado na Universidade Paris 8, França (2015). É professora associada do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense e integra o corpo de pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF e do grupo de pesquisa SeDi. Organizou, com Regina Gomes, a obra Semiótica do sensível: questões do plano da expressão (2020, Editora Mackenzie) e publicou capítulos de livros e artigos em revistas especializadas abordando semioticamente os diálogos e interfaces entre linguagens na Literatura, Cinema, HQs e Jogos eletrônicos. Coordenou o GT de Semiótica da ANPOLL no biênio 2014-2016 e integrou a Diretoria da Associação Brasileira de Estudos Semióticos, no período de 2012 a 2017. É atualmente a representante do SeDi no Conselho da FEDROS (Federação Românica de Semiótica), que congrega grupos de pesquisa de vários países, em torno da pesquisa semiótica.

Antonio Vicente Seraphim Pietroforte (USP)
Formado em Português e Linguística pela FFLCH – USP, a mesma faculdade em que leciona desde 2002 como Professor Titular de Semiótica, atuando nos cursos de graduação em Letras e nos cursos de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral e em Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa. É autor de 11 livros de ensaios semióticos, 8 livros de poesia, 3 romances, 2 volumes de contos; fez os roteiros de duas novelas gráficas e organizou 4 antologias. Coordena o Grupo de Estudos de Poéticas Experimentais (GePoEx); dirige, junto à editora Córrego, a série de li-vros e plaquetes Polifemo; escreve nos sites Musa Rara e Carta Maior.