Consulta pública para priorização de abertura de bases de dados da UFSCar

Assunto: Consulta pública para priorização de abertura de bases de dados da UFSCar

 

Bom dia a todos (as)!
Faço parte do Grupo de Trabalho para elaboração e coordenação do Plano de Dados Abertos da UFSCar e venho pedir ajuda na divulgação da consulta pública que está aberta para participação até 25/03/2021.

O Plano de Dados Abertos (PDA) orienta as ações de implementação e promoção de abertura de dados de uma organização. O documento faz parte da Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal e seu objetivo é organizar e padronizar os processos de publicação de dados abertos do estado, resultando em maior disponibilidade, acesso, qualidade e ampla reutilização dos dados abertos pelas partes interessadas, tanto na sociedade quanto na própria administração pública.
Estamos em fase de construção do PDA da UFSCar e adotamos, seguindo orientações da Controladoria Geral da União (CGU), alguns critérios de priorização das possíveis bases de dados a serem abertas. Uma das ferramentas de priorização é a consulta pública. Sendo assim, foi disponibilizada em 10/03/2021 uma consulta pública para que a comunidade interna e externa pudesse votar nas bases de dados que gostaria de ter acesso em formato de dados abertos.
A consulta está disponível na Plataforma Participa + Brasil, no período de 10/03/2021 a 25/03/2021. Para participar, é necessário realizar seu cadastro na plataforma. No questionário, a comunidade colabora votando nas cinco bases de dados de maior interesse, de modo que o processo de abertura de dados possa considerar suas demandas entre os critérios de priorização. O processo todo leva menos de 10 minutos e a participação de todos é muito importante!
Apesar da divulgação no InfoRede, poucas pessoas participaram até o momento. Peço, por gentileza, que divulguem a consulta com a equipe para que o maior número possível de pessoas participem.
Agradeço desde já.
Atenciosamente,
Nadine Ramos
Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI)
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Telefone: (16) 3351-8038