Você está aqui: Página Inicial / Eventos / UFSCar sedia Encontro Nacional de Professores de TILSP nas IFES

UFSCar sedia Encontro Nacional de Professores de TILSP nas IFES

Quando 18/05/2018 a 08h30 a
19/05/2018 a 18h00
Onde Prédios AT1 e AT2

A UFSCar sediará, no Campus São Carlos, o I Encontro Nacional de Professores de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Língua Portuguesa (ENAPTILSP), que acontece nos dias 18 e 19 de maio. Organizam o evento, junto à UFSCar, as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Catarina (UFSC) e de Goiás (UFG), com apoio do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa (TILSP) da UFSCar, o Departamento de Psicologia (DPsi) e a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade.
A UFSCar é uma das sete universidades federais brasileiras que, após a criação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, atendeu a demanda do Ministério da Educação (MEC) pela oferta de cursos de formação Superior no ensino de Libras, na educação bilíngue de surdos e na área de Tradução e Interpretação. Como esse tipo de formação é muito recente, é fundamental a troca de conhecimentos, objetivo primeiro do ENAPTILSP. O evento pretende ser um espaço de promoção de diálogos e de intercâmbio de conhecimentos e experiências formativas, didáticas e metodológicas entre pessoas que atuam nesses cursos, bem como de debate sobre os rumos da formação na área no Brasil.
As inscrições no evento estão abertas e podem ser feitas no site do ENAPTILSP, até o dia 17 de maio. A programação prevê apresentação dos cursos das universidades federais; mesa-redonda sobre diferentes perspectivas da formação de tradutores e de intérpretes; e debates em cinco grupos de trabalho temáticos (Ensino de Tradução; Ensino de Interpretação; Ensino de Português com L1; Ensino de Libras como L2; e Princípios linguísticos na formação do TILS). Mais detalhes podem ser conferidos em https://enaptilsp1.faiufscar.com.

Fonte: Noticias UFSCar