Você está aqui: Página Inicial / Eventos / UFSCar promove eventos sobre plágio e direitos do autor na produção científica

UFSCar promove eventos sobre plágio e direitos do autor na produção científica

Quando 22/09/2018 a 08h30 a
29/09/2018 a 12h00
Onde Sala 7 da BCo

Nos dias 22 e 29 de setembro, a UFSCar promoverá eventos sobre plágio e os direitos do autor na produção científica. A ideia é refletir sobre a definição de plágio, as formas de preveni-lo e sobre os direitos e deveres do pesquisador como autor, leitor e usuário de obras científicas, literárias, audiovisuais, artísticas, fotográficas, além de traduções e bases de dados. Visa, também, debater - por meio de atividades teóricas e práticas - a problemática da incidência de plágio na produção científica da graduação e na pós-graduação, para evitar a prática a partir de uma atuação ética nos ambientes acadêmico e profissional, com fundamento no Direito Autoral. Amanhã, dia 22 de setembro, acontece o seminário "Propriedade Intelectual, direitos de autor e boas práticas na Ciência", e no dia 29 de setembro tem a oficina "O problema da prática de plágio". As atividades serão conduzidas por Sabrina Carvalho Verzola, docente de Direito da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e Ariadne Chloe Furnival, professora do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFSCar. A participação é aberta a pesquisadores, servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes e à comunidade interessada. As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento deste formulário online. Haverá emissão de certificados aos participantes. O seminário e a oficina são gratuitos e interdisciplinares e acontecem das 8h30 às 12 horas, na sala 7 da Biblioteca Comunitária (BCo), localizada na área Norte do Campus São Carlos. A iniciativa é do projeto de extensão intitulado "Plágio e direitos do autor na produção científica", coordenado por Furnival.