Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Evento na UFSCar aborda a temática do consentimento

Evento na UFSCar aborda a temática do consentimento

Quando 04/09/2018
das 19h00 até 22h00
Onde Auditório 2 da BCo
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

No dia 4 de setembro, a Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da UFSCar promove a atividade "Consentimento é tudo - Como contribuir para ampliação da prevenção de violências", com a participação de Jussara Ribeiro de Oliveira, bacharel em Sistemas de Informação e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar, com pesquisa sobre gênero e tecnologia de informação, bem como participante do coletivo Bi-Sides e editora e mobilizadora social do blog Blogueiras Feministas, e Renata Porto, ativista independente, que é bacharel em Biotecnologia pela UFSCar e mestre em Ciências pela USP.
"Feche as pernas na hora de sentar, use roupas mais longas, menos apertadas e batom mais discreto, não ande à noite sozinha, não fique bêbada, não seja promíscua, se dê ao respeito, não converse com estranhos...". A partir dessas "dicas" dadas às meninas e mulheres, o evento propõe a reflexão sobre como restringimos a liberdade dessas meninas e mulheres, limitando sua autonomia e independência e enclausurando-as no espaço onde a maior parte das violências sofridas por elas costuma ocorrer: no âmbito doméstico. Propõe, também, o olhar para uma cultura que, como alertam diversos estudos, mantém relações desiguais e gera diversos tipos de violência. O objetivo, assim, é subsidiar propostas de ação e reflexão coletivas que visem mudar essa realidade, iniciando a discussão pela importância do debate sobre violência sexual, mas, também, do entendimento do consentimento e de assumirmos um compromisso compartilhado de transformação.
A atividade, aberta a todas as pessoas interessadas, acontecerá a partir das 19 horas, no Auditório 2 da Biblioteca Comunitária (BCo), na área Norte do Campus São Carlos. Quem quiser, pode contribuir com a apresentação respondendo ao questionário relacionado à pergunta "Como prevenir o estupro?", que busca registrar o que as pessoas já ouviram falar como formas para evitar essa violência.

 

Fonte: Notícias UFSCar

Rodovia Washington Luís , Km 235 - SP-310 | São Carlos-SP | Brasil

CEP: 13.565-905 | Fone: (16) 3351-8351 | E-mail: cech@ufscar.br

CECH / UFSCar © 2016.