Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Anita Prestes profere palestra e inaugura mostra na UFSCar

Anita Prestes profere palestra e inaugura mostra na UFSCar

Quando 24/09/2018
Onde BCo

Nesta segunda-feira, dia 24 de setembro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar receberá Anita Leocádia Prestes, historiadora e filha de Luiz Carlos Prestes - militar e político brasileiro que comandou a revolucionária marcha Coluna Prestes entre os anos de 1925 e 1927 - e de Olga Benário Prestes, para a inauguração de uma linha do tempo retratando a trajetória do político e para a abertura da exposição "Linha do tempo de Luiz Carlos Prestes... Fragmentos", com objetos que pertenceram a ele, cuja exibição pública é inédita. O evento terá início às 10 horas, nas dependências da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos. A mostra estará disponível para visitação até 19 de outubro, no saguão da BCo, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.
Também no dia 24, a partir das 14 horas, Anita Prestes proferirá a palestra "Luiz Carlos Prestes, a Constituinte e a Constituição de 1988". O intuito é debater a Constituição, que comemora 30 anos em 2018. A atividade também terá apresentação do professor Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que abordará o tema "A relevância histórica de Luiz Carlos Prestes e seu legado político para as novas gerações". As palestras terão transmissão online, com acesso neste link.
Em seguida, às 16 horas, acontece o lançamento de dois livros: "Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro" e "Olga Benário Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo", ambos de autoria de Anita Prestes, que estará disponível para autógrafos. Haverá venda antecipada das obras na Livraria da EdUFSCar e, também, durante o evento. As palestras e o lançamento serão no Teatro Florestan Fernandes, na área Norte do Campus. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia e aberta ao público.
A iniciativa é uma realização do Departamento de Ação Cultural (DeAC), em parceria com o Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE), ambos da BCo, vinculada ao Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar. Mais informações no Portal da Universidade.