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Pauta 513

PAUTA DA 513ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS


DATA: 13/12/2017

LOCAL: Auditório da UEIM

HORÁRIO: 14h


1.    EXPEDIENTE

1.1.    Comunicações da Presidência

1.2.    Comunicações dos Membros


2.     ORDEM DO DIA

2.1     Apreciação de aprovações ad-referendum

2.1.1    Processo nº 23112.004215/2017-94 – OF DL nº 099/2017 – Solicitação de autorização para afastamento integral da Profa. Dra. Carla Alexandra Ferreira, do Departamento de Letras, para realizar pós-doutorado junto à Universidade da Carolina do Sul, Columbia, Estados Unidos, sob orientação do Prof. Dr. Donald J. Greiner, no período de 19/02/2018 a 19/02/2019. Solicitação aprovada na 349ª Reunião do Conselho Departamental, em 27/10/2017.

2.1.2    Processo nº 23112.002816/2016-81 – OF DTPP nº 061/17  – Relatório de atividades do pós-doutorado de Fabiana Giovani, sob a supervisão da Profa. Dra. Claúdia Raimundo Reyes junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Aprovado na 73ª Reunião do Conselho Departamental, em

2.1.3    Processo 23112.004087/2017-89 – OF DTPP nº 061/2017 – Solicitação de autorização para afastamento do país da Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Melo, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, para participar da Conferência de Encerramento do Consórcio de Pesquisa Saleacom – Overcoming Inequalities in Schools and Learning Communities: Innovative Education for a New Century, realizado na Universidade de Barcelona, Espanha, no período de 15 a 19/12/2017.

2.1.4    Processo 23112.004325/2017-56 – OF DCSo nº 068/2017 – solicitação de afastamento integral do Prof. Dr. Luiz Henrique de Toledo, do DCSo, para realização de pós-doutorado junto à USP, Departamento de Antropologia, no período entre 01/02/2018 e 30/07/2018.

2.1.5    Processo 23112.004063/2017-20 – OF DS nº 032/2017 – Solicitação de autorização para afastamento do país da Profa. Dra. Aline Suelen Pires, do Departamento de Sociologia, para participar do “XXXI Congresso ALAS (Associação Latinoamericana de Sociologia)”, em Montevidéu, Uruguai, no período de 02 a 10/12/2017.

2.1.6    Fichas de Caracterização de Disciplinas de Graduação do Departamento de Educação (DEd), com início da validade para o 1º período letivo de 2018: “Fundamentos da Administração Escolar”; “Coordenação Pedagógica”; “História da Educação I”; “Sociologia, Sociedade e Educação”; “Relações Sociais e Processo Educacional”; Filosofia da Educação I”; “Sociedade, Educação e Relações Étnico-Raciais”; “Trabalho e Educação”.

2.1.7    Processo 23112.004236/2017-18 – OF DCSo nº 067/2017 – Solicitação de autorização para afastamento da Profa. Dra. Clarice Cohn, do Departamento de Ciências Sociais, para participar do curso do Programa de Gestão Ambiental e Territorial Indígena (PNGATI) para os XICRIN, em Altamira, Pará, no período de 11 a 21/11/2017.

2.1.8    Processo 23112.004342/2017-93 – OF DS nº 034/2017 – Solicitação de autorização para afastamento do país da Profª Drª Samira Feldman Marzochi, do Departamento de Sociologia, para participar do “XXXI Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia”, em Montevidéu, Uruguai, durante o período de 04/12 a 08/12/2017.

2.1.9    Processo 23112.002842/2017-91 – OF DTPP nº 052/2017 – Relatório referente à solicitação de afastamento integral da Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello, do DTPP, para realização de missão de trabalho de formação e supervisão da equipe de pesquisadores, Secretaria de Educação e escolas em Comunidades de Aprendizagem, junto à Universidade Católica do Norte, em Antofagasta, Chile, entre 31/07 e 11/08/2017.

2.1.10    Processo 23112.001786/2016-96 – OF DME 69/2017 – Relatório de atividades referente ao afastamento da Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu, no período de 01/08/2016 a 31/07/2017, para realização de Pós-Doutorado na University of California San Diego (UCSD), San Diego, EUA, sob a supervisão do Prof. Michael Kalichman.

2.1.11    Processo 23112.000918/2016-62 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Pedro Augusto Lolli – DCSo, Professor Adjunto, de 04/02/2016 a 04/02/2019.

2.1.12    Projeto de Extensão: “Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas”. Coordenador: João Carlos Massarolo (DAC).

2.1.13    Processo 23112.004344/2017-82 – OF DS nº 037/2017 – Solicitação de autorização para afastamento do país da Profª Drª Jacqueline Sinhoretto, do Departamento de Sociologia, para participar do “XXXI Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia”, em Montevidéu, Uruguai, durante o período de 02/12 a 09/12/2017.

2.1.14    Processo 23112.004359/2017-41 – OF DL nº 111/2017 – Solicitação de autorização para afastamento do país da Profa. Dra. Maria Silvia Cintra Martins, do Departamento de Letras, para participar do “PAWBL Symposium 8 December 2017: Profesional, academic and workbased literacies:current understanding, future directions”, em Milton Keynes, e de outras atividades acadêmicas no King’s College, em Londres, Inglaterra, no período de 05 a 12/12/2017.

2.1.15    Of. DL nº 113/17 – Informa os nomes dos membros designados para comporem a comissão de avaliação especial de desempenho, para efeito de estabilidade, de Diana Junkes Bueno Martha, do Departamento de Letras. Os membros da comissão são: Profa. Dra. Carla Alexandra Ferreira, Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito e Prof. Dr. Wilton José Marques (ATO CECH nº 166/17).

2.1.16    Processo: 23112.004463/2017-35 – Projeto de Extensão: “I Jornada de Iniciação Científica de Biblioteconomia e Ciência da Informação”. Coordenadora: Paula Regina Dal Evedove (DCI).

2.1.17    Processo: 23112.004120/2017-71 – Projeto de Extensão: “VII Congresso de Pós-Graduação”. Coordenador: José Carlos Paliari (DECiv).

2.1.18    Processo 23112.004493/2017-41 – Of. DCSo nº 069/2017 – Solicitação de realização de atividades de Docência Voluntária de Flávio Contrera, junto ao Departamento de Ciências Sociais, sob supervisão da Profa. Dra. Simone Diniz, no período de março a junho de 2018.

2.1.19    Of. DPSi nº 144/2017 - Solicita designação de membros para comporem a Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor para o Departamento de Psicologia, área: Psicologia do Desenvolvimento. Edital nº 090/17. Membros titulares: Profa. Dra. Camila Domeniconi (UFSCar – presidenta),  Profa. Dra. Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco (UNB) e Profa. Dra. Veriana de Fátima Rodrigues Colaço (UFC)  [ATO CECH 168/17]. Membros suplentes: Profa. Dra. Georgiana Carolina Oliveira Faneco Maniakas (UFSCar), Profa. Dra. Maria Claudia Santos Lopes de Oliveira (UNB) e Profa. Dra. Ana Cláudia Bortolozzi Maia (UNESP) [ATO CECH 169/17].

2.1.20    Processo 23112.003939/2017-11 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do servidor Edmundo Eduardo Valdes Cerda – PPGE, Assistente em Administração, de 22/02/2017 a 22/02/2020.

2.1.21    Processo: 23112.004085/2012-85. – Relatório de Atividade de Extensão. Título: Revista Cadernos da Pedagogia – Publicação online (Curso de Pedagogia - UFSCar). Coordenador: José Carlos Rothen (DEd).

2.1.22    Processo 23112.004508/2017-71 – OF DPSi nº 140/2017 – solicitação de afastamento integral da Profa. Dra. Rosimeire Maria Orlando, do DPsi, para realização de pós-doutorado junto à Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Educação, sob supervisão da Profa. Dra. Silvia Márcia Ferreira Meletti, no período entre 03/03/2018 e 28/02/2019.

2.1.23    Processo 23112.004507/2017-27 – OF DPSi nº 139/2017 – solicitação de afastamento integral da Profa. Dra. Amanda Ribeiro de Oliveira, do DPsi, para realização de pós-doutorado junto ao Massachusetts General Hospital / Harvard Medical School, Boston, EUA, sob supervisão da Profa. Dra. Alik Widge, no período entre 12/03/2018 e 28/02/2019.

2.1.24    Of. DPSi nº 145/17 – Solicita designação de membros para a comissão especial de avaliação de desempenho, para efeito de estabilidade, da Profa. Dra. Diléia Aparecida Martins Briega, lotada no Departamento de Psicologia. Os membros são: Prof. Dr. Nassim Chamel Elias (Presidente), Profa. Dra. Mariana de Lima Isaac Leandro Campos e Profa. Dra. Adriana Garcia Gonçalves. (ATO CECH nº 170/17).

2.1.25    Of. DPSi nº 146/17 – Solicita designação de membros para a comissão especial de avaliação de desempenho, para efeito de estabilidade, do Prof. Dr. Marcus Vinícius Batista Nascimento, lotado no Departamento de Psicologia. Os membros são: Prof. Dr. Nassim Chamel Elias (Presidente), Profa. Dra. Mariana de Lima Isaac Leandro Campos e Profa. Dra. Adriana Garcia Gonçalves. (ATO CECH nº 171/17).

2.1.26    Of. DPSi nº 147/17 – Solicita designação de membros para a comissão especial de avaliação de desempenho, para efeito de estabilidade, da Profa. Dra. Vanessa Regina de Oliveira Martins, lotada no Departamento de Psicologia. Os membros são: Prof. Dr. Nassim Chamel Elias (Presidente), Profa. Dra. Mariana de Lima Isaac Leandro Campos e Profa. Dra. Adriana Garcia Gonçalves. (ATO CECH nº 172/17).

2.1.27    Fichas de Caracterização de Disciplinas de Graduação, do DTPP, com início de validade no 1º período de 2018: “Matemática no início da escolarização: o sentido do número”; “Educação Matemática na/para atuação docente: geometria, grandezas e medida, organização e tratamento de dados”; “Leitura e escrita: fundamentos, práticas e ensino”; “Educação matemática – resolução de problemas nos anos iniciais”; “A literatura infantil e a criança no contexto da alfabetização e do letramento”.

2.1.28    Fichas de Caracterização de Disciplinas de Graduação, do DEd, com início de validade no 1º período de 2018: “A Educação sob a lente de Pierre Bourdieu”; “Psicodinâmica do trabalho”; “Avaliação Institucional da Educação”; “Ensinando crianças menores de 03 anos na Educação Infantil”; “Educação, Linguagem e Arte”; “Fundamentos Sociológicos do Trabalho Docente”; “Epistemologia e Pesquisa em Educação”; “Direito a Educação e Direito Educacional”; “Educação, Estado e Poder”; “Cultura e Poder nas Organizações”; “Orientação Educacional e o Desenvolvimento Psicossocial de Crianças e Jovens”; “Orientação Educacional e o Desenvolvimento Psicossocial de Crianças e Jovens”; “Filosofia da Educação 3”.

2.1.29    Of. CCPed nº 066/2017 – Fichas de caracterização de disciplinas da nova matriz do Curso de Pedagogia: “Metodologia da Pesquisa Científica”; “Didaticas e Educação das Relações Étnico-Raciais”; “Filosofia da Educação II”; “História da Educação II”; “Didática: Matrizes Teóricas do Pensamento Pedagógico Contemporâneo”; “Práticas Sociais e Processos Educativos”; “Política Educacional e Organização do Ensino no Brasil”; “Educação e Desenvolvimento Psicossocial”; “Didática: Ensino e Aprendizagem”; “Escola e Currículo”; “Educação, Processos Grupais e Subjetividade”; “Alfabetização e Letramento: Conteúdos e seu Ensino”; “Educação Infantil: A criança, a infância e as instituições”; “Língua Portuguesa: Conteúdos e seu Ensino”; “Prática de Ensino e Estágio Docente em Alfabetização e Língua Portuguesa”; “Planejamento e Administração das Escolas Públicas de Educação Básica”; “Organização da Educação Infantil e do Ensino Fundamental”; “Matemática: Conteúdos e seu Ensino”; “Estágio Supervisionado em Administração Escolar: Ensinos Fundamental e Médio”; “Corpo e Movimento”; “Ciências: Conteúdo e seu Ensino”; “Metodologia do Trabalho Docente na Educação Infantil”; “Prática de Ensino Docente na Educação Infantil”; “Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia 1”; “Estágio Supervisionado em Administração Escolar: Educação Infantil”; “Formação de Professores”; “História e Geografia: Conteúdos e seu Ensino”; “Metodologia Trabalho Docente Anos Iniciais do Ensino Fundamental Regular”; “Prática de Ensino e Estágio Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Regular”; “Trabalho de Conclusão de Curso 2”; “Metodologia do Trabalho Docente na Educação de Jovens e Adultos”; “Prática de Ensino e Estágio Docente na Educação de Jovens e Adultos”.

2.1.30    Processo nº 23112.004551/2017-37 – Of. DCI nº 62/2017 – solicita autorização para afastamento da Profa. Dra. Zaira Regina Zafalon, do DCI, para realização de pesquisa junto à Universidade Federal da Paraíba, no período de 12/01 a 09/02/2018. Solicitação aprovada na 172ª Reunião Ordinária do Conselho Departamental.

2.1.31    Processo 23112.003704/2017-29 – Solicita vinculação de Sônia Inês Vendrame no Programa de Pós-Doutorado da UFSCar, junto junto ao Departamento de Ciência da Informação, sob supervisão da Profa. Dra. Zaira Regina Zafalon, por um período de 24 meses. Solicitação aprovada na na 172ª Reunião Ordinária do Conselho Departamental.

2.1.32    Processo 23112.004321/2017-78 – OF DEd nº 118/2017 – Encaminha solicitação de Afastamento Integral da Profª Drª Sandra Riscal, do Departamento de Educação, para realizar estágio de Pós-doutoramento no Centre d’Etudes en Sciences Sociales du Religieux (CeSor), École des Haues Estudes en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, França, durante o período de 12/02 a 15/08/2018.

2.1.33    Processo nº 23112.004378/2016-96 – Relatório de Atividade de Extensão. Título:  A escola vai até o hospital: proposta do Atendimento Educacional Hospitalar para crianças e adolescentes hospitalizados. Coordenadora: Adriana Garcia Gonçalves (DPSI).

2.1.34    Of. CCMus nº 28/2017 – Comunica resultado da eleição para escolha dos novos coordenadora e vice-coordenador do curso de Licenciatura em música, para o biênio 2017-2019. Coordenadora: Profa. Dra. Daniela Dotto Machado (ATO CECH nº173/2017); vice-coordenador: Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante. Resultado aprovado na 62ª Reunião do Conselho do Curso de Música.

2.1.35    Processo 23112.003344/2017-65 – OF DTPP nº 064/2017 – Relatório de atividades relativo ao afastamento do país da Profa. Dra. Aline M. de Medeiros Reali, de 24 a 27/09/17 para realização de visita técnica ao movimento Todos Pela Educação em Santiago, Chile. Relatório aprovado na 73ª Reunião do Conselho Departamental, em 27/10/2017.

2.1.36    Processo 23112.000861/2015-11 – OF DL nº 115/2017 – Parecer da Comissão responsável pela Avaliação Especial de Desempenho, para efeito de estabilidade, da Profª Drª Diana Junkes Bueno Martha – DL, Professor Adjunto, de 24/02/2015 a 24/02/2018. Recomenda a efetivação. Parecer aprovado na 352ª Reunião do Conselho Departamental em 07/12/2017.

2.1.37    Processo 23112.000220/2017-28 – OF DEd nº 121/2017 – Relatório final de atividades de pós-doutorado do Prof. Dr. Marcelo Ferreira junto ao Departamento de Educação, Grupo Horizonte, sob a supervisão do Prof. Dr. Daniel Mill, de janeiro a novembro de 2017.

2.2     Homologação de Concurso Público

2.2.1    Processo 23112.003269/2017-32 – Of. DL nº. 114/2017 – Comunica resultado final do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto A-DE, Edital 077/17, Área: Literaturas de Língua Portuguesa; Subárea: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, para o Departamento de Letras, e solicita contratação imediata do candidato aprovado em 1º lugar – Daniel Marinho Laks. Resultado aprovado na 351ª Reunião Ordinária do Conselho do DL, em 16/10/2017.

2.2.2    Processo 23112.003639/2017-31 – Of. DCSo nº. 070/2017 – Comunica resultado final do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto A-DE, Edital 083/17, Área: Política; Subárea: Teoria e Instituições Políticas, para o Departamento de Ciências Sociais, e solicita contratação imediata do candidato aprovado em 1º lugar – Gabriel Avila Casalecchi. Resultado aprovado na 401ª Reunião Ordinária do Conselho do DCSo, em 07/12/2017.

2.3    Moção de solidariedade à Comunidade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em decorrência de atos arbitrários documentados e divulgados pela imprensa nacional no dia 06 de dezembro.

2.4    Análise do relatório de atividades referente à política de comunicação adotada pelo CECH junto à CCS/UFSCar em 2017.

2.5    Parecer referente ao Projeto de Resolução para Criação da “Comissão Temporária de Estudos sobre a Defesa da Vida e da Família”, pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de São Carlos”.

2.6    Análise da proposta da Administração Superior: criação da Secretaria de Comunicação, Transparência e Participação.

2.7    Representação do CECH junto à CoPq (suplência).

2.8   OF ProGPe nº 217/2017 – Indicação de membro representante do CECH para a comissão/banca examinadora de docentes associados da UFSCar.

2.9    Discussão sobre a Resolução da FAI/UFSCar, relativa às Regras para Adiantamento e Uso de Recursos Financeiros para Projetos Gerenciados pela FAI/UFSCar (Suprimento de Fundos e Viagens).

2.10   Custo Operacional de Eventos – FAI/UFSCar

Rodovia Washington Luís , Km 235 - SP-310 | São Carlos-SP | Brasil

CEP: 13.565-905 | Fone: (16) 3351-8351 | E-mail: cech@ufscar.br

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