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Ata 501 - 10/12/2016

ATA DA QUINGENTÉSIMA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

Ao décimo terceiro dia do mês de dezembro do ano de dois mil e dezesseis, às oito horas e trinta minutos, na Sala 10 da Pedagogia, teve início a Quingentésima Primeira Reunião Ordinária do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência do Vice-Diretor Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto e com os seguintes conselheiros: Prof. Dr. Daniel Mill (Vice-Chefe do Departamento de Educação); Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Chefe do Departamento de Psicologia); Profª Drª Monica Loyola Stival (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Profª Drª Maria do Socorro Sousa Braga (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Profª Drª Jarina Rodrigues Fernandes (Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva (Coordenador do Curso de Música); Profª Drª Ana Carolina Simionato (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação); Profª Drª Adriana Garcia Gonçalves (Vice-Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Carolina de Paula Machado (Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística); Profª Drª Mariana de Lima Isaac Leandro Campos (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS/Língua Portuguesa); Profª Drª Ana Paula Gestoso de Souza (Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação); Profª Drª Elizabeth Joan Barham (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Prof. Dr. Wilson José Alves Pedro (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade); Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação); servidora Rogéria Aparecida Veronese (Representante Técnico-Administrativo). Prof. Dr. Valter Roberto Silvério, representando o Prof. Dr. Jorge Leite Junior, Chefe do Departamento de Sociologia. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – O Prof. Arthur Autran informa a retirada de pauta do item 1.3 – Comunicações Externas – 1.3.1 – Departamento de Atenção à Saúde. A Enfermeira Marta M. Troiano Cury, teve um problema de saúde e irá participar da reunião em janeiro de 2017. 1.1.2 – O Prof. Arthur Autran informa que o Departamento de Educação (DEd) encaminhou dois ofícios para a Direção do Centro. No OF nº 96/2016, é manifestada a preocupação dos docentes do DEd com o trânsito

ATA DA QUINGENTÉSIMA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

  Ao décimo terceiro dia do mês de dezembro do ano de dois mil e dezesseis, às oito horas e trinta minutos, na Sala 10 da Pedagogia, teve início a Quingentésima Primeira Reunião Ordinária do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência do Vice-Diretor Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto e com os seguintes conselheiros: Prof. Dr. Daniel Mill (Vice-Chefe do Departamento de Educação); Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Chefe do Departamento de Psicologia); Profª Drª Monica Loyola Stival (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Profª Drª Maria do Socorro Sousa Braga (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Profª Drª Jarina Rodrigues Fernandes (Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva (Coordenador do Curso de Música); Profª Drª Ana Carolina Simionato (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação); Profª Drª Adriana Garcia Gonçalves (Vice-Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Carolina de Paula Machado (Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística); Profª Drª Mariana de Lima Isaac Leandro Campos (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS/Língua Portuguesa); Profª Drª Ana Paula Gestoso de Souza (Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação); Profª Drª Elizabeth Joan Barham (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Prof. Dr. Wilson José Alves Pedro (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade); Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação); servidora Rogéria Aparecida Veronese (Representante Técnico-Administrativo). Prof. Dr. Valter Roberto Silvério, representando o Prof. Dr. Jorge Leite Junior, Chefe do Departamento de Sociologia. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – O Prof. Arthur Autran informa a retirada de pauta do item 1.3 – Comunicações Externas – 1.3.1 – Departamento de Atenção à Saúde. A Enfermeira Marta M. Troiano Cury, teve um problema de saúde e irá participar da reunião em janeiro de 2017. 1.1.2 – O Prof. Arthur Autran informa que o Departamento de Educação (DEd) encaminhou dois ofícios para a Direção do Centro. No OF nº 96/2016, é manifestada a preocupação dos docentes do DEd com o trânsito da Universidade, em especial na rua do Departamento, onde ciclistas descem a rua na contramão, podendo a qualquer momento causar um grave atropelamento. O documento também registra que não há calçadas suficientes e nem ciclovias no campus, ademais os veículos estacionam em lugares inapropriados. No OF nº 97/2016, é manifestada a preocupação dos docentes sobre a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor de graves doenças, em vários prédios do campus da UFSCar, inclusive no prédio do DEd, pois nos seus arredores a limpeza dos matos não é feita há muito tempo e a quantidade de insetos só tem aumentado. O Prof. Arthur Autran esclarece que na última reunião do Conselho de Administração (CoAd), o Prof. Dr. Márcio Merino Fernandes, Pró-Reitor de Administração, esclareceu que estão agilizando os novos contratos com as empresas terceirizadas para realização das podas e limpezas dos matos. 1.1.3 – Com relação à Comissão de Esforço Docente, na última reunião do CoAd foi avaliado que o ato exarado nomeando a nova composição da comissão está incompleto. Foi rediscutida e clarificada a nova composição da comissão: Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe), todas as Diretorias de Centro e convidando todos que já participavam da Comissão. O Calendário não foi modificado, cabendo à Comissão examinar se ele deve ser alterado ou não. Foi decidido que as vagas geradas por aposentadorias ou demissões continuarão na unidade de origem até 31 de dezembro de 2017. 1.1.4 – Transição. As reuniões com a Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis foram produtivas e tranquilas, o mandato atual da Vice-Direção do CECH irá até o dia 15/12/2016. A nova Direção irá assumir dia 16/12/2016. 1.1.5 – Agradecimento aos Conselheiros pelo trabalho conjunto e pela participação de todos mesmo com as grandes dificuldades desse período. Agradecimento à equipe dos servidores técnico-administrativos que apoiou a Direção: Denise, Edimara, Fernando, Marco Possato e Rogéria. 1.1.6 – Nosso café da manhã de Natal será dia 20/12/2016, 9hrs, no saguão do CECH. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – A Profª Drª Monica Loyola Stival, Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, leu o seguinte manifesto: "No dia 29 de novembro de 2016, o Departamento de Filosofia e a Coordenação do Curso de Filosofia souberam do confisco de suas verbas, por parte da Administração Superior da Universidade, no momento em que requeriam o empenho de suas verbas para pagamento de atividades programadas. Essas atividades ou foram suspensas ou parcialmente financiadas com o salário dos próprios docentes ou de docentes convidados, que se dispuseram a pagar sua hospedagem, alimentação, transporte. A despeito dos motivos que levaram ao confisco, o Departamento de Filosofia manifesta sua preocupação com medidas que geram instabilidade nas instâncias promotoras da atividade-fim da Universidade. Assim, solicitamos que tal medida seja revista e que retorne aos órgãos constitutivos a gestão e administração de seus recursos, conforme estabelecido no Estatuto da Universidade Federal de São Carlos." 1.2.2 – A Profª Drª Luciana de Souza Gracioso, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, informou que foi colocado fogo numa geladeirateca, que ficava no Diretório Central de Estudantes (DCE), ao lado do Departamento de Artes e Comunicação (DAC). É um fato muito lamentável, mas, felizmente houve somente prejuízos materiais. 1.2.3 – A Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, solicita auxílio da Direção do CECH para viabilizar o PRODIN já aprovado e que não teve os recursos empenhados pela Universidade, e por esta razão o Programa está passando por muitas dificuldades. Com relação às verbas, o Prof. Arthur Autran esclarece que a reitora nesta semana participa de reuniões com a ANDIFES e no MEC, em Brasília, para pleitear verbas emergenciais. 1.2.4 Rogéria Aparecida Veronese, Representante Técnico-Administrativo, comunica que na próxima reunião do CoC-CECH há necessidade de montar uma comissão para escolha de novos representantes discentes (Graduação e Pós-Graduação) e Técnicos-Administrativos para o Conselho do CECH. Foi solicitado pelo Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto a inclusão dos itens 2.1.36, 2.1.37, 2.1.38, 2.1.39, 2.1.40, 2.1.41 – Ad-referendum. Consultados os demais conselheiros, foram aprovadas as referidas inclusões. 2. ORDEM DO DIA: 2.1 – Apreciação Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo 23112.001866/2016-41 – OF DEd nº 089/2016 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Nilson Fernandes Dinis, que participou do programa de estudos US Culture and Society (Cultura e Sociedade dos Estados Unidos), na Universidade de Nova York, EUA, no período de 02 a 20/07/2016. 2.1.2 – Processo 23112.002784/2014-52 – OF. DEd nº 090/2016 – Encaminha o relatório do afastamento do País do Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes, no período de 03/08/2015 a 01/08/2016 para realizar estágio Pós-Doutoral na Johann Wolfgang Goethe-Universitat/Frankfurt am Main, Alemanha, sob a supervisão do Prof. Dr. Andreas Gruschka. 2.1.3 – Processo 23112.004565/2016-70 – OF. DTPP nº 062/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, para participar de missão de trabalho referente ao projeto "Estudos Indígenas" em Córdoba, Espanha, no período de 26/11 a 05/12/2016. 2.1.4 – Processo 23112.001895/2016-11 – OF DTPP 063/2016 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, que realizou missão de trabalho referente ao Consórcio de Pesquisa “Saleacom", em Barcelona, Espanha, durante o período de 28/05 a 30/07/2016. 2.1.5 – Processo 23112.004143/2016-02 – Encaminha Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Sylvia Iasulaitis – DCSo, Professor Adjunto, de 23/06/2016 a 23/06/2019. 2.1.6 – OF DFMC nº 41/2016 – Encaminha os nomes dos professores para a nova composição da Banca do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Filosofia, sub-área Introdução à Filosofia, para o Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. Membros da Banca: Profª Drª Marisa da Silva Lopes (Presidente) (CPF: 074.602.148-84); Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (CPF: 167.199.918-50) e Profª Drª Silene Torres Marques (CPF: 544.715.839-72) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 107/2016). Profª Drª Celi Hirata (CPF: 227.257.988-41); Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos (CPF: 069.504.358-78) e Profª DrªAna Carolina Soliva Soria (CPF: 252.678.818-80) como Membros Suplentes. (ATO CECH nº 108/2016). Cancelando assim os ATOS CECH n° 104 e 105/2016. 2.1.7 – OF DFMC nº 42/2016 – Encaminha indicação da Chefia do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, Profª Drª Monica Loyola Stival, da Profª Drª Marisa da Silva Lopes, do Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto e da Profª Drª Silene Torres Marques, pertencentes ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho da Profª Drª Monica Loyola Stival também pertencente ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências (ATO CECH nº 109/2016). Cancelando assim o ATO CECH n° 106/2016. 2.1.8 – Processo 23112.004621/2016-76 – OF DTPP 064/2016 – Encaminha os nomes dos professores para composição da Banca Examinadora, com vistas a promoção da Categoria de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, a ser realizada no dia 20/12/2016, com Defesa do Memorial. Membros da Banca: Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali (Presidente – UFSCar); Prof. Dr. Leôncio José Gomes Soares (UFMG); Profª Drª Vera Maria Nigro de Souza Placco (PUC-SP); Profª Drª Clarilza Prado de Sousa (PUC-SP) e Profª Drª Selva Guimarães (UFU) como Membros Titulares (ATO CECH Nº 110/2016). Profª Drª Deisy das Graças de Souza (UFSCar) e Prof. Dr. Celestino Alves da Silva Júnior (UNESP) como Membros Suplentes (ATO CECH Nº 111/2016). 2.1.9 – Processo 23112.004619/2016-05 – OF DTPP 065/2016 – Encaminha os nomes dos professores para composição da Banca Examinadora, com vistas a promoção da Categoria de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior da Profª Drª Claudia Raimundo Reyes, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, a ser realizada no dia 19/12/2016, com Defesa do Memorial. Membros da Banca: Profª Drª Anete Abramowicz (Presidente – UFSCar); Profª Drª Maria Cecília Camargo Magalhães (PUC-SP); Profª Drª Maria Cecília de Oliveira Micotti (UNESP); Profª Drª Marisa Lomônaco de Paula Naves (UFU) e Profª Drª Maria Carmen Silveira Barbosa (UFRGS) como Membros Titulares (ATO CECH Nº 112/2016). Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini (UFSCar) e Profª Drª Cecilia Maria Aldigueri Goulart (UFF) como Membros Suplentes (ATO CECH Nº 113/2016). 2.1.10 – Processo 23112.004625/2016-54 – OF DTPP 066/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Ana Cristina Juvenal da Cruz, para participar em missão de trabalho no projeto de pesquisa “Conhecimento, pesquisa e inovações: conhecimento, pesquisa e inovações curriculares na formação de professores para a diversidade étnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuições das matrizes étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes”, na Georgia State University. Atlanta, EUA, durante o período de 01 a 10/12/2016. 2.1.11 – Processo 23112.004624/2016-18 – OF DTPP 067/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Tatiane Cosentino Rodrigues, para participar em missão de trabalho no projeto de pesquisa “Conhecimento, pesquisa e inovações: conhecimento, pesquisa e inovações curriculares na formação de professores para a diversidade étnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuições das matrizes étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes”, na Georgia State University. Atlanta, EUA, durante o período de 01 a 10/12/2016. 2.1.12 – Processo 23112.004302/2015-80 – Encaminha o Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Natália Búrico Severino – DAC – Professor Assistente, de 27/08/2015 à 27/08/2018. 2.1.13 – Processo 23112.000485/2014-83 – Encaminha o Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Monica Loyola Stival – DFMC – Professor Adjunto, de 05/02/2014 à 05/02/2017. 2.1.14 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Sociologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: Teorias das Classes Sociais. 2.1.15 – Processo 23112.004665/2016-04 – OF 045/2016 DS – Encaminha solicitação de admissão do Prof. Dr. Oswaldo Mario Serra Truzzi como Professor Sênior no Departamento de Sociologia. 2.1.16 – Processo 23112.004739/2016-02 – OF 048/2016 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Gabriel de Sanbtis Feltran, para desenvolver atividades de pesquisa, na área de Sociologia Urbana, na Humboldt University, em Berlim, Alemanha, durante o período de 20/03 a 20/07/2017. 2.1.17 – OF DFMC nº 43/2016 – Encaminha os nomes dos professores para a nova composição da Banca do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Filosofia, sub-área Introdução à Filosofia, para o Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. Membros da Banca: Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Presidente) (CPF: 167.199.918-50); Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira (USP) (CPF: 250.249.208-48) e Profª Drª Monica Loyola Stival (CPF: 029.536.619-21) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 114/2016). Prof. Dr. Francisco Augusto de Moraes Prata Gaspar (CPF: 305.400.618-24); Profª Drª Janaina Namba (CPF: 164.077.488-28) e Profª DrªAna Carolina Soliva Soria (CPF: 252.678.818-80) como Membros Suplentes. (ATO CECH nº 115/2016). Cancelando assim os ATOS CECH n° 107 e 108/2016. 2.1.18 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: Didáticas e Educação das Relações Étnico-Raciais. 2.1.19 – Processo 23112.004223/2016-50 – OF nº 192/2016 – DPsi – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Aline Cardoso Siqueira no Programa de Pós-Doutorado da UFSCar junto ao Departamento de Psicologia, para desenvolver trabalhos sob a supervisão da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, pelo período de setembro de 2016 a março de 2018. 2.1.20 – Processo 23112.000918/2016-62 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Pedro Augusto Lolli – DCSo, Professor Adjunto, de 04/02/2016 a 04/02/2019. 2.1.21 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Sociologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: 37.007-0 – Sociologia Rural; 37.029-0 – Sociologia da Religião; 37.039-8 – Temas Contemporâneos em Sociologia; 37.043-6 – Tópicos de Teoria Sociológica; 37.046-0 – Sociologia Digital. 2.1.22 – OF s/nº UEIM – Encaminha indicação da Chefia da Unidade Especial de Informação e Memória, Profª Drª Rejane Cristina Rocha, da Profª Drª Diana Junkes Bueno Martha, lotada no Departamento de Letras; do Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho, lotado no Departamento de Ciências Sociais e da Profª Drª Luciana Salazar Salgado, lotada no Departamento de Letras, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho do servidor Técnico Administrativo Ricardo Biscalchin pertencente à Unidade Especial de Informação e Memória (ATO CECH nº 116/2016). 2.1.23 – Processo 23112.003138/2015-93 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Priscila Martins Medeiros – DS, Professor Adjunto, de 08/09/2015 a 08/09/2018. 2.1.24 – Processo 23112.004857/2016-11 – OF 050/2016 DS – Encaminha cópia do Acordo de cooperação acadêmica e científica entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de Huánuco, do Peru, o qual envolve o grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Gabriel De Santis Feltran, “Na Margem”. 2.1.25 – Processo 23112.003653/2016-54 – OF nº 205/2016 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho que participou do XI Colóquio Ibérico de Estudos Rurais – Desenvolvimento Inteligente e Inclusivo em Territórios Rurais, em Porto Real, Portugal, durante o período de 06 a 15/10/2016. 2.1.26 – Processo 23112.003109/2016-11 – OF nº 207/2016 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Lídia Maria Marson Postalli, que participou e apresentou trabalho na 8th Conference of the European Association for Behaviour Analysis, na Kore University, Enna, Itália, durante o período de 11 a 20/09/2016. 2.1.27 – Processo 23112.003652/2016-18 – OF nº 208/2016 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Rosemeire de Araújo Rangni, que participou do XI Encontro Iberoamericano de Educação, na Universidade Vera Cruz, Vera Cruz, México, durante o período de 07 a 16/10/2016. 2.1.28 – Processo 23112.000460/2016-41 – OF nº 209/2016– DPsi – Encaminha o relatório do afastamento integral no país da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, que usufruiu Licença Capacitação, durante o período de 01/03 a 30/06/2016. 2.1.29 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Educação: 17.057-7 – Práticas de Violência entre Professores e Alunos na Era Digital; 17.101-8 – Política, Organização e Gestão da/na Educação Básica; Violência na/à/da Escola. 2.1.30 – Processo 23112.004875/2016-94 – OF 050/2016 DS – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Teoria Sociológica, para o Departamento de Sociologia, em virtude do afastamento do país do Prof. Dr. Gabriel de Sanbtis Feltran, para desenvolver atividades de pesquisa, na área de Sociologia Urbana, na Humboldt University, em Berlim, Alemanha, durante o período de 20/03 a 20/07/2017. 2.1.31 – Processo 23112.004883/2016-31 – OF 052/2016 DS – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Métodos em Sociologia, para o Departamento de Sociologia, em virtude da cessão da Profª Drª Fabiana Luci de Oliveira, para o Departamento de Pesquisas Jurídicas/Conselho Nacional de Justiça, em Brasília – DF. 2.1.32 – Processo 23112.000841/2014-69 – Relatório do Programa de Extensão: Educação Especial na perspectiva inclusiva: direitos sociais, escolarização e formação docente. Coordenação: Profª Drª Rosimeire Maria Orlando – DPsi. 2.1.33 – Processo 23112.003922/2016-82 – Relatório da Atividade de Extensão: III Seminário de Grupos de Pesquisa do Curso de Pedagogia. Coordenação: Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente – DEd. 2.1.34 – Processo 23112.000861/2015-11 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Diana Junkes Bueno Martha – DL, Professor Adjunto, de 24/02/2015 a 24/02/2018. 2.1.35 – Processo 23112.003046/2015-11 – OF DL 106/2016 – Encaminha o relatório de Estágio Pós-Doutoral do Prof. Dr. Arnaldo Franco Junior, junto ao Departamento de Letras, sob a supervisão da Profª Drª Tânia Pellegrini, realizado durante o período de 01/08/2015 a 31/07/2016. 2.1.36 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Educação: 17.054-2 – Educação e Sociedade; Desenvolvimento psíquico e processos educativos. 2.1.37 – Processo 23112.004898/2016-07 – OF. DEd nº 107/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto, para participar do XXIV Colóquio 2017 da AFIRSE, em Lisboa, Portugal, durante o período de 02 a 04/02/2017. 2.1.38 – OF nº 66/2016 – DCI – Encaminha solicitação de abertura de Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto A, Dedicação Exclusiva, Área de Ciência da Informação e Subárea: Informação Tecnológica e Empresarial, para o Departamento de Ciência da Informação, em virtude da remoção da Profª Drª Maria Cristina Comunian Ferraz para o Departamento de Administração – Campus Sorocaba – ATO ProGPe nº 1247 de 06/12/2016. 2.1.39 – OF nº 68/2016 – DCI – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, na Área de Análise e Representação da Informação, para o Departamento de Ciência da Informação, em virtude da licença gestante da Profª Drª Paula Regina Dal’Evedove. 2.1.40 – Processo 23112.000188/2000-06 – Relatório do Programa de Extensão: Incubadora Regional de Cooperativas Populares – INCOOP. Coordenação: Profª Drª Ana Lucia Cortegoso -DPsi. 2.1.41 – Processo 23112.002240/2016-52 – OF nº 67/2016 – DCI – Encaminha o Relatório do Programa de Pós-Doutorado do Prof. Dr. Alfredo Sérgio Ribas dos Santos, junto ao Departamento de Ciência da informação, sob a supervisão da Profª Drª Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, durante o período de 01/06/2015 a 30/12/2016. 2.2 – Apreciação das Atas das Reuniões n° 497ª, 498ª, 499ª e 500ª do Conselho do CECH. Foram aprovadas por unanimidade a Ata da 497ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 17/10/2016; a Ata da 498ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 10/11/2016; a Ata da 499ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 17/11/2016 e a Ata da 500ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 22/11/2016. 2.3 – Homologação de Concurso Público: 2.3.1 – Processo 23112. 003540/2016-59 – OF nº 195/2016 – DPsi – Encaminha para homologação o Relatório do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada ao provimento de cargo na Carreira de Magistério Superior, Professor Assistente A, Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Psicologia, na Área de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Sub-área Linguística e Libras. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Juliana Georgia Gonçalves de Araújo; 2º) Guilherme Nichols. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.4 – Processo 23112. 004571/2016-27 – OF PPGCTS 022/2016 – Atualização do Regimento Interno e Normas Complementares do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. O Prof. Dr. Wilson José Alves Pedro, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Sociedade, fez alguns esclarecimentos sobre as alterações ocorridas no Regimento. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.5 – Processo 23112. 002171/2015-04 – Regimento do Laboratório Integrado de Documentação e Estatísticas Políticas e Sociais (LIDEPS). Como não há representante do LIDEPS na reunião, o Prof. Arthur fez uma consulta aos Conselheiros se ele como Presidente da mesa pode conduzir o processo. Colocado em votação, foram 15 votos favoráveis e 02 abstenções. O Prof. Arthur Autran esclarece que o LIDEPS é uma unidade de pesquisa que integra vários departamentos e que foram efetuadas na primeira versão do Regimento todas alterações sugeridas pela Procuradoria Federal da UFSCar, para ser, depois de aprovado no CoC-CECH, encaminhado para apreciação e aprovação no Conselho Universitário (ConsUni). Colocado em votação, o Regimento foi aprovado por unanimidade. 2.6 – Indicação de Representante Titular e Suplente do CECH para compor o Conselho Universitário. A Profª Drª Monica Loyola Stival, Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, foi indicada como Representante Titular do CECH no Conselho Universitário. Colocado em votação, a indicação foi aprovada por unanimidade. O Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos, Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino, foi indicado como Representante Suplente do CECH no Conselho Universitário. Colocado em votação, a indicação foi aprovada por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, o Sr. Vice-Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto ________________________________

 

Prof. Dr. Daniel Mill __________________________________________________

 

Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos _________________________________

 

Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza ___________________________

 

Profª Drª Monica Loyola Stival _________________________________________

 

Profª Drª Maria do Socorro Sousa Braga _________________________________

 

Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho _________________________________

 

Profª Drª Jarina Rodrigues Fernandes ___________________________________

 

Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva ____________________________

 

Profª Drª Ana Carolina Simionato _______________________________________

 

Profª Drª Adriana Garcia Gonçalves _____________________________________

 

Profª Drª Carolina de Paula Machado ___________________________________

 

Profª Drª Mariana de Lima Isaac Leandro Campos _________________________

 

Profª Drª Ana Paula Gestoso de Souza __________________________________

 

Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira ________________________

 

Profª Drª Elizabeth Joan Barham _______________________________________

 

Prof. Dr. Wilson José Alves Pedro ______________________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ____________________________________

 

Rogéria Aparecida Veronese __________________________________________

da Universidade, em especial na rua do Departamento, onde ciclistas descem a rua na contramão, podendo a qualquer momento causar um grave atropelamento. O documento também registra que não há calçadas suficientes e nem ciclovias no campus, ademais os veículos estacionam em lugares inapropriados. No OF nº 97/2016, é manifestada a preocupação dos docentes sobre a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor de graves doenças, em vários prédios do campus da UFSCar, inclusive no prédio do DEd, pois nos seus arredores a limpeza dos matos não é feita há muito tempo e a quantidade de insetos só tem aumentado. O Prof. Arthur Autran esclarece que na última reunião do Conselho de Administração (CoAd), o Prof. Dr. Márcio Merino Fernandes, Pró-Reitor de Administração, esclareceu que estão agilizando os novos contratos com as empresas terceirizadas para realização das podas e limpezas dos matos. 1.1.3 – Com relação à Comissão de Esforço Docente, na última reunião do CoAd foi avaliado que o ato exarado nomeando a nova composição da comissão está incompleto. Foi rediscutida e clarificada a nova composição da comissão: Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe), todas as Diretorias de Centro e convidando todos que já participavam da Comissão. O Calendário não foi modificado, cabendo à Comissão examinar se ele deve ser alterado ou não. Foi decidido que as vagas geradas por aposentadorias ou demissões continuarão na unidade de origem até 31 de dezembro de 2017. 1.1.4 – Transição. As reuniões com a Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis foram produtivas e tranquilas, o mandato atual da Vice-Direção do CECH irá até o dia 15/12/2016. A nova Direção irá assumir dia 16/12/2016. 1.1.5 – Agradecimento aos Conselheiros pelo trabalho conjunto e pela participação de todos mesmo com as grandes dificuldades desse período. Agradecimento à equipe dos servidores técnico-administrativos que apoiou a Direção: Denise, Edimara, Fernando, Marco Possato e Rogéria. 1.1.6 – Nosso café da manhã de Natal será dia 20/12/2016, 9hrs, no saguão do CECH. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – A Profª Drª Monica Loyola Stival, Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, leu o seguinte manifesto: "No dia 29 de novembro de 2016, o Departamento de Filosofia e a Coordenação do Curso de Filosofia souberam do confisco de suas verbas, por parte da Administração Superior da Universidade, no momento em que requeriam o empenho de suas verbas para pagamento de atividades programadas. Essas atividades ou foram suspensas ou parcialmente financiadas com o salário dos próprios docentes ou de docentes convidados, que se dispuseram a pagar sua hospedagem, alimentação, transporte. A despeito dos motivos que levaram ao confisco, o Departamento de Filosofia manifesta sua preocupação com medidas que geram instabilidade nas instâncias promotoras da atividade-fim da Universidade. Assim, solicitamos que tal medida seja revista e que retorne aos órgãos constitutivos a gestão e administração de seus recursos, conforme estabelecido no Estatuto da Universidade Federal de São Carlos." 1.2.2 – A Profª Drª Luciana de Souza Gracioso, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, informou que foi colocado fogo numa geladeirateca, que ficava no Diretório Central de Estudantes (DCE), ao lado do Departamento de Artes e Comunicação (DAC). É um fato muito lamentável, mas, felizmente houve somente prejuízos materiais. 1.2.3 – A Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, solicita auxílio da Direção do CECH para viabilizar o PRODIN já aprovado e que não teve os recursos empenhados pela Universidade, e por esta razão o Programa está passando por muitas dificuldades. Com relação às verbas, o Prof. Arthur Autran esclarece que a reitora nesta semana participa de reuniões com a ANDIFES e no MEC, em Brasília, para pleitear verbas emergenciais. 1.2.4 Rogéria Aparecida Veronese, Representante Técnico-Administrativo, comunica que na próxima reunião do CoC-CECH há necessidade de montar uma comissão para escolha de novos representantes discentes (Graduação e Pós-Graduação) e Técnicos-Administrativos para o Conselho do CECH. Foi solicitado pelo Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto a inclusão dos itens 2.1.36, 2.1.37, 2.1.38, 2.1.39, 2.1.40, 2.1.41 – Ad-referendum. Consultados os demais conselheiros, foram aprovadas as referidas inclusões. 2. ORDEM DO DIA: 2.1 – Apreciação Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo 23112.001866/2016-41 – OF DEd nº 089/2016 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Nilson Fernandes Dinis, que participou do programa de estudos US Culture and Society (Cultura e Sociedade dos Estados Unidos), na Universidade de Nova York, EUA, no período de 02 a 20/07/2016. 2.1.2 – Processo 23112.002784/2014-52 – OF. DEd nº 090/2016 – Encaminha o relatório do afastamento do País do Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes, no período de 03/08/2015 a 01/08/2016 para realizar estágio Pós-Doutoral na Johann Wolfgang Goethe-Universitat/Frankfurt am Main, Alemanha, sob a supervisão do Prof. Dr. Andreas Gruschka. 2.1.3 – Processo 23112.004565/2016-70 – OF. DTPP nº 062/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, para participar de missão de trabalho referente ao projeto "Estudos Indígenas" em Córdoba, Espanha, no período de 26/11 a 05/12/2016. 2.1.4 – Processo 23112.001895/2016-11 – OF DTPP 063/2016 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, que realizou missão de trabalho referente ao Consórcio de Pesquisa “Saleacom", em Barcelona, Espanha, durante o período de 28/05 a 30/07/2016. 2.1.5 – Processo 23112.004143/2016-02 – Encaminha Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Sylvia Iasulaitis – DCSo, Professor Adjunto, de 23/06/2016 a 23/06/2019. 2.1.6 – OF DFMC nº 41/2016 – Encaminha os nomes dos professores para a nova composição da Banca do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Filosofia, sub-área Introdução à Filosofia, para o Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. Membros da Banca: Profª Drª Marisa da Silva Lopes (Presidente) (CPF: 074.602.148-84); Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (CPF: 167.199.918-50) e Profª Drª Silene Torres Marques (CPF: 544.715.839-72) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 107/2016). Profª Drª Celi Hirata (CPF: 227.257.988-41); Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos (CPF: 069.504.358-78) e Profª DrªAna Carolina Soliva Soria (CPF: 252.678.818-80) como Membros Suplentes. (ATO CECH nº 108/2016). Cancelando assim os ATOS CECH n° 104 e 105/2016. 2.1.7 – OF DFMC nº 42/2016 – Encaminha indicação da Chefia do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, Profª Drª Monica Loyola Stival, da Profª Drª Marisa da Silva Lopes, do Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto e da Profª Drª Silene Torres Marques, pertencentes ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho da Profª Drª Monica Loyola Stival também pertencente ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências (ATO CECH nº 109/2016). Cancelando assim o ATO CECH n° 106/2016. 2.1.8 – Processo 23112.004621/2016-76 – OF DTPP 064/2016 – Encaminha os nomes dos professores para composição da Banca Examinadora, com vistas a promoção da Categoria de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, a ser realizada no dia 20/12/2016, com Defesa do Memorial. Membros da Banca: Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali (Presidente – UFSCar); Prof. Dr. Leôncio José Gomes Soares (UFMG); Profª Drª Vera Maria Nigro de Souza Placco (PUC-SP); Profª Drª Clarilza Prado de Sousa (PUC-SP) e Profª Drª Selva Guimarães (UFU) como Membros Titulares (ATO CECH Nº 110/2016). Profª Drª Deisy das Graças de Souza (UFSCar) e Prof. Dr. Celestino Alves da Silva Júnior (UNESP) como Membros Suplentes (ATO CECH Nº 111/2016). 2.1.9 – Processo 23112.004619/2016-05 – OF DTPP 065/2016 – Encaminha os nomes dos professores para composição da Banca Examinadora, com vistas a promoção da Categoria de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior da Profª Drª Claudia Raimundo Reyes, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, a ser realizada no dia 19/12/2016, com Defesa do Memorial. Membros da Banca: Profª Drª Anete Abramowicz (Presidente – UFSCar); Profª Drª Maria Cecília Camargo Magalhães (PUC-SP); Profª Drª Maria Cecília de Oliveira Micotti (UNESP); Profª Drª Marisa Lomônaco de Paula Naves (UFU) e Profª Drª Maria Carmen Silveira Barbosa (UFRGS) como Membros Titulares (ATO CECH Nº 112/2016). Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini (UFSCar) e Profª Drª Cecilia Maria Aldigueri Goulart (UFF) como Membros Suplentes (ATO CECH Nº 113/2016). 2.1.10 – Processo 23112.004625/2016-54 – OF DTPP 066/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Ana Cristina Juvenal da Cruz, para participar em missão de trabalho no projeto de pesquisa “Conhecimento, pesquisa e inovações: conhecimento, pesquisa e inovações curriculares na formação de professores para a diversidade étnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuições das matrizes étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes”, na Georgia State University. Atlanta, EUA, durante o período de 01 a 10/12/2016. 2.1.11 – Processo 23112.004624/2016-18 – OF DTPP 067/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Tatiane Cosentino Rodrigues, para participar em missão de trabalho no projeto de pesquisa “Conhecimento, pesquisa e inovações: conhecimento, pesquisa e inovações curriculares na formação de professores para a diversidade étnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuições das matrizes étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes”, na Georgia State University. Atlanta, EUA, durante o período de 01 a 10/12/2016. 2.1.12 – Processo 23112.004302/2015-80 – Encaminha o Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Natália Búrico Severino – DAC – Professor Assistente, de 27/08/2015 à 27/08/2018. 2.1.13 – Processo 23112.000485/2014-83 – Encaminha o Relatório de Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Monica Loyola Stival – DFMC – Professor Adjunto, de 05/02/2014 à 05/02/2017. 2.1.14 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Sociologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: Teorias das Classes Sociais. 2.1.15 – Processo 23112.004665/2016-04 – OF 045/2016 DS – Encaminha solicitação de admissão do Prof. Dr. Oswaldo Mario Serra Truzzi como Professor Sênior no Departamento de Sociologia. 2.1.16 – Processo 23112.004739/2016-02 – OF 048/2016 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Gabriel de Sanbtis Feltran, para desenvolver atividades de pesquisa, na área de Sociologia Urbana, na Humboldt University, em Berlim, Alemanha, durante o período de 20/03 a 20/07/2017. 2.1.17 – OF DFMC nº 43/2016 – Encaminha os nomes dos professores para a nova composição da Banca do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Filosofia, sub-área Introdução à Filosofia, para o Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. Membros da Banca: Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Presidente) (CPF: 167.199.918-50); Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira (USP) (CPF: 250.249.208-48) e Profª Drª Monica Loyola Stival (CPF: 029.536.619-21) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 114/2016). Prof. Dr. Francisco Augusto de Moraes Prata Gaspar (CPF: 305.400.618-24); Profª Drª Janaina Namba (CPF: 164.077.488-28) e Profª DrªAna Carolina Soliva Soria (CPF: 252.678.818-80) como Membros Suplentes. (ATO CECH nº 115/2016). Cancelando assim os ATOS CECH n° 107 e 108/2016. 2.1.18 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: Didáticas e Educação das Relações Étnico-Raciais. 2.1.19 – Processo 23112.004223/2016-50 – OF nº 192/2016 – DPsi – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Aline Cardoso Siqueira no Programa de Pós-Doutorado da UFSCar junto ao Departamento de Psicologia, para desenvolver trabalhos sob a supervisão da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, pelo período de setembro de 2016 a março de 2018. 2.1.20 – Processo 23112.000918/2016-62 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Pedro Augusto Lolli – DCSo, Professor Adjunto, de 04/02/2016 a 04/02/2019. 2.1.21 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Sociologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: 37.007-0 – Sociologia Rural; 37.029-0 – Sociologia da Religião; 37.039-8 – Temas Contemporâneos em Sociologia; 37.043-6 – Tópicos de Teoria Sociológica; 37.046-0 – Sociologia Digital. 2.1.22 – OF s/nº UEIM – Encaminha indicação da Chefia da Unidade Especial de Informação e Memória, Profª Drª Rejane Cristina Rocha, da Profª Drª Diana Junkes Bueno Martha, lotada no Departamento de Letras; do Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho, lotado no Departamento de Ciências Sociais e da Profª Drª Luciana Salazar Salgado, lotada no Departamento de Letras, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho do servidor Técnico Administrativo Ricardo Biscalchin pertencente à Unidade Especial de Informação e Memória (ATO CECH nº 116/2016). 2.1.23 – Processo 23112.003138/2015-93 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Priscila Martins Medeiros – DS, Professor Adjunto, de 08/09/2015 a 08/09/2018. 2.1.24 – Processo 23112.004857/2016-11 – OF 050/2016 DS – Encaminha cópia do Acordo de cooperação acadêmica e científica entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de Huánuco, do Peru, o qual envolve o grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Gabriel De Santis Feltran, “Na Margem”. 2.1.25 – Processo 23112.003653/2016-54 – OF nº 205/2016 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho que participou do XI Colóquio Ibérico de Estudos Rurais – Desenvolvimento Inteligente e Inclusivo em Territórios Rurais, em Porto Real, Portugal, durante o período de 06 a 15/10/2016. 2.1.26 – Processo 23112.003109/2016-11 – OF nº 207/2016 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Lídia Maria Marson Postalli, que participou e apresentou trabalho na 8th Conference of the European Association for Behaviour Analysis, na Kore University, Enna, Itália, durante o período de 11 a 20/09/2016. 2.1.27 – Processo 23112.003652/2016-18 – OF nº 208/2016 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Rosemeire de Araújo Rangni, que participou do XI Encontro Iberoamericano de Educação, na Universidade Vera Cruz, Vera Cruz, México, durante o período de 07 a 16/10/2016. 2.1.28 – Processo 23112.000460/2016-41 – OF nº 209/2016– DPsi – Encaminha o relatório do afastamento integral no país da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, que usufruiu Licença Capacitação, durante o período de 01/03 a 30/06/2016. 2.1.29 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Educação: 17.057-7 – Práticas de Violência entre Professores e Alunos na Era Digital; 17.101-8 – Política, Organização e Gestão da/na Educação Básica; Violência na/à/da Escola. 2.1.30 – Processo 23112.004875/2016-94 – OF 050/2016 DS – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Teoria Sociológica, para o Departamento de Sociologia, em virtude do afastamento do país do Prof. Dr. Gabriel de Sanbtis Feltran, para desenvolver atividades de pesquisa, na área de Sociologia Urbana, na Humboldt University, em Berlim, Alemanha, durante o período de 20/03 a 20/07/2017. 2.1.31 – Processo 23112.004883/2016-31 – OF 052/2016 DS – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Métodos em Sociologia, para o Departamento de Sociologia, em virtude da cessão da Profª Drª Fabiana Luci de Oliveira, para o Departamento de Pesquisas Jurídicas/Conselho Nacional de Justiça, em Brasília – DF. 2.1.32 – Processo 23112.000841/2014-69 – Relatório do Programa de Extensão: Educação Especial na perspectiva inclusiva: direitos sociais, escolarização e formação docente. Coordenação: Profª Drª Rosimeire Maria Orlando – DPsi. 2.1.33 – Processo 23112.003922/2016-82 – Relatório da Atividade de Extensão: III Seminário de Grupos de Pesquisa do Curso de Pedagogia. Coordenação: Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente – DEd. 2.1.34 – Processo 23112.000861/2015-11 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Diana Junkes Bueno Martha – DL, Professor Adjunto, de 24/02/2015 a 24/02/2018. 2.1.35 – Processo 23112.003046/2015-11 – OF DL 106/2016 – Encaminha o relatório de Estágio Pós-Doutoral do Prof. Dr. Arnaldo Franco Junior, junto ao Departamento de Letras, sob a supervisão da Profª Drª Tânia Pellegrini, realizado durante o período de 01/08/2015 a 31/07/2016. 2.1.36 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Educação: 17.054-2 – Educação e Sociedade; Desenvolvimento psíquico e processos educativos. 2.1.37 – Processo 23112.004898/2016-07 – OF. DEd nº 107/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto, para participar do XXIV Colóquio 2017 da AFIRSE, em Lisboa, Portugal, durante o período de 02 a 04/02/2017. 2.1.38 – OF nº 66/2016 – DCI – Encaminha solicitação de abertura de Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto A, Dedicação Exclusiva, Área de Ciência da Informação e Subárea: Informação Tecnológica e Empresarial, para o Departamento de Ciência da Informação, em virtude da remoção da Profª Drª Maria Cristina Comunian Ferraz para o Departamento de Administração – Campus Sorocaba – ATO ProGPe nº 1247 de 06/12/2016. 2.1.39 – OF nº 68/2016 – DCI – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, na Área de Análise e Representação da Informação, para o Departamento de Ciência da Informação, em virtude da licença gestante da Profª Drª Paula Regina Dal’Evedove. 2.1.40 – Processo 23112.000188/2000-06 – Relatório do Programa de Extensão: Incubadora Regional de Cooperativas Populares – INCOOP. Coordenação: Profª Drª Ana Lucia Cortegoso -DPsi. 2.1.41 – Processo 23112.002240/2016-52 – OF nº 67/2016 – DCI – Encaminha o Relatório do Programa de Pós-Doutorado do Prof. Dr. Alfredo Sérgio Ribas dos Santos, junto ao Departamento de Ciência da informação, sob a supervisão da Profª Drª Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, durante o período de 01/06/2015 a 30/12/2016. 2.2 – Apreciação das Atas das Reuniões n° 497ª, 498ª, 499ª e 500ª do Conselho do CECH. Foram aprovadas por unanimidade a Ata da 497ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 17/10/2016; a Ata da 498ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 10/11/2016; a Ata da 499ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 17/11/2016 e a Ata da 500ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 22/11/2016. 2.3 – Homologação de Concurso Público: 2.3.1 – Processo 23112. 003540/2016-59 – OF nº 195/2016 – DPsi – Encaminha para homologação o Relatório do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada ao provimento de cargo na Carreira de Magistério Superior, Professor Assistente A, Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Psicologia, na Área de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Sub-área Linguística e Libras. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Juliana Georgia Gonçalves de Araújo; 2º) Guilherme Nichols. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.4 – Processo 23112. 004571/2016-27 – OF PPGCTS 022/2016 – Atualização do Regimento Interno e Normas Complementares do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. O Prof. Dr. Wilson José Alves Pedro, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Sociedade, fez alguns esclarecimentos sobre as alterações ocorridas no Regimento. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.5 – Processo 23112. 002171/2015-04 – Regimento do Laboratório Integrado de Documentação e Estatísticas Políticas e Sociais (LIDEPS). Como não há representante do LIDEPS na reunião, o Prof. Arthur fez uma consulta aos Conselheiros se ele como Presidente da mesa pode conduzir o processo. Colocado em votação, foram 15 votos favoráveis e 02 abstenções. O Prof. Arthur Autran esclarece que o LIDEPS é uma unidade de pesquisa que integra vários departamentos e que foram efetuadas na primeira versão do Regimento todas alterações sugeridas pela Procuradoria Federal da UFSCar, para ser, depois de aprovado no CoC-CECH, encaminhado para apreciação e aprovação no Conselho Universitário (ConsUni). Colocado em votação, o Regimento foi aprovado por unanimidade. 2.6 – Indicação de Representante Titular e Suplente do CECH para compor o Conselho Universitário. A Profª Drª Monica Loyola Stival, Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, foi indicada como Representante Titular do CECH no Conselho Universitário. Colocado em votação, a indicação foi aprovada por unanimidade. O Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos, Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino, foi indicado como Representante Suplente do CECH no Conselho Universitário. Colocado em votação, a indicação foi aprovada por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, o Sr. Vice-Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto ________________________________

 

Prof. Dr. Daniel Mill __________________________________________________

 

Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos _________________________________

 

Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza ___________________________

 

Profª Drª Monica Loyola Stival _________________________________________

 

Profª Drª Maria do Socorro Sousa Braga _________________________________

 

Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho _________________________________

 

Profª Drª Jarina Rodrigues Fernandes ___________________________________

 

Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva ____________________________

 

Profª Drª Ana Carolina Simionato _______________________________________

 

Profª Drª Adriana Garcia Gonçalves _____________________________________

 

Profª Drª Carolina de Paula Machado ___________________________________

 

Profª Drª Mariana de Lima Isaac Leandro Campos _________________________

 

Profª Drª Ana Paula Gestoso de Souza __________________________________

 

Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira ________________________

 

Profª Drª Elizabeth Joan Barham _______________________________________

 

Prof. Dr. Wilson José Alves Pedro ______________________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ____________________________________

 

Rogéria Aparecida Veronese __________________________________________

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