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Ata 497 - 17/10/2016

ATA DA QUADRINGENTÉSIMA NONAGÉSIMA SÉTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao décimo sétimo dia do mês de outubro do ano de dois mil e dezesseis, as oito horas e trinta minutos, na Sala 10 da Pedagogia, teve início a Quadringentésima Nonagésima Sétima Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann e com os seguintes conselheiros: Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Vice-Presidente); Prof. Dr. Antón Castro Míguez (Vice-Chefe do Departamento de Letras); Prof. Dr. Daniel Mill (Vice-Chefe do Departamento de Educação); Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Prof. Dr. Nassim Chamel Elias (Vice-Chefe do Departamento de Psicologia); Profª Drª Thaís dos Guimarães Alvim Nunes (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Profª Drª Jarina Rodrigues Fernandes (Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva (Coordenador do Curso de Música); Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade (Coordenador do Curso de Imagem e Som); Profª Drª Ana Carolina Simionato (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação); Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho (Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla (Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Monalisa Muniz Nascimento (Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia); Profª Drª Márcia Duarte Galvani (Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini (Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística); Profª Drª Mariana de Lima Isaac Leandro Campos (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS/Língua Portuguesa); Profª Vanessa Regina de Oliveira Martins (Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS/Língua Portuguesa); Profª Drª Ana Paula Gestoso de Souza (Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Prof. Dr. Daniel Marcondes Gohn (Coordenador do Curso de Educação Musical – EAD); Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial); Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som); Profª Drª Elizabeth Joan Barham (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Profª Drª Débora de Hollanda Souza (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Profª Drª Renata Prenstteter Gama (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação); os servidores Adriana Maria Pessoa de Lima Souza, André Luiz Nardim e Ana Lúcia Bafuni Kuba (Representantes Técnico-Administrativos). Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso, representando o Prof. Dr. Jorge Leite Junior, Chefe do Departamento de Sociologia. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – No próximo dia 08 de novembro haverá consulta à comunidade para escolha da nova Direção do CECH. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade, Coordenador do Curso de Imagem e Som, agradece a colaboração de todos os conselheiros, sendo esta a última reunião do Conselho do CECH que ele participa, pois em novembro assumirá a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE). Foi solicitado pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann a inclusão dos itens 2.1.42 e 2.1.43 – Ad-referendum. No item 2.3 – Homologação de Concurso Público: 2.3.1 – Processo 23112.003341/2016-41 – OF DME 70/2016. Item 2.7 – Alteração do nome do representante discente na Comissão Eleitoral CECH 2016-2020. Consultados os demais conselheiros, foram aprovadas as referidas inclusões. 2. ORDEM DO DIA: 2.1 – Apreciação Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – OF n° 153/2016 – DPSi – Encaminha resultado das Eleições à Chefia do Departamento de Psicologia da UFSCar, onde foram eleitos a Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (ATO CECH n° 087/2016), como Chefe do Departamento e o Prof. Dr. Nassim Chamel Elias (ATO CECH n° 088/2016), como Vice-Chefe, para a Gestão de Setembro/2016 a Agosto/2018. 2.1.2 – OF n° 157/2016 – DPSi – Encaminha os nomes das docentes do Departamento de Psicologia, indicadas como representantes do CECH na recém-criada Comissão Permanente de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (COPEPES). A Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni, foi indicada como Titular e a Profª Drª Marília Gonçalves como Suplente na referida Comissão. 2.1.3 – Processo 23112.003327/2016-47 – Despacho DiDP nº 118/2016 – Encaminha solicitação de alteração do regime de trabalho de tempo parcial 20h para dedicação exclusiva da Profª Renata Franco Severo Fantini, do Departamento de Artes e Comunicação. 2.1.4 – Processo 23112.003655/2016-43 – OF nº 158/2016 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Fátima Elisabeth Denari, para participar do XI Encontro Iberoamericano de Educação, na Universidade Vera Cruz, Vera Cruz, México, durante o período de 07 a 17/10/2016. 2.1.5 – Processo 23112.003652/2016-18 – OF nº 159/2016 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Rosemeire de Araújo Rangni, para participar do XI Encontro Iberoamericano de Educação, na Universidade Vera Cruz, Vera Cruz, México, durante o período de 07 a 16/10/2016. 2.1.6 – Processo 23112.003679/2016-01 – OF nº 73/2016 – DEd – Encaminha proposta para realizar Programa de Pós-Doutorado e o relatório final da pesquisa, do Prof. Dr. Darlan Marcelo Delgado, junto ao Departamento de Educação, sob a supervisão do Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes, durante o período de março de 2014 a março de 2015. 2.1.7 – Processo 23112.003688/2016-93 – OF DCSo nº 044/2016 – Encaminha solicitação de afastamento no país do Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna, para realizar Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, no período de 15/02/2017 a 31/07/2017. 2.1.8 – Processo 23112.003653/2016-54 – OF nº 160/2016 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho para participar do XI Colóquio Ibérico de Estudos Rurais – Desenvolvimento Inteligente e Inclusivo em Territórios Rurais, em Porto Real, Portugal, durante o período de 06 a 15/10/2016. 2.1.9 – Processo 23112.004126/2015-86 – OF DL 098/2016 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. André Sebastião Damasceno Corrêa de Sá, que realizou reuniões de trabalho e atividades de pesquisa relacionadas com o projeto editorial Machado de Assis e Portugal, na Universidade do Minho; ministrou um minicurso na Universidade de Salamanca e realizou atividades de pesquisa na Universidade de Porto, Portugal, durante o período de 04/01 a 25/02/2016. 2.1.10 – Processo 23112.003725/2016-63 – OF DTPP 051/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Jarina Rodrigues Fernandes, para participar nas Jornadas “Educación y trabajo de jóvenes y adultos a lo largo de la vida. Investigaciones y estudios acerca de las políticas, los sujetos y las experiencias en la educación de jóvenes y adultos” organizadas pelo Programa Educación, Economía y Trabajo, Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina, durante o período de 22 a 28/10/2016. 2.1.11 – Processo 23112.003767/2016-02 93 – OF DCSo nº 045/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho para participar do XI Colóquio Ibérico de Estudos Rurais – Desenvolvimento Inteligente e Inclusivo em Territórios Rurais, em Porto Real, Portugal, durante o período de 11 a 16/10/2016. 2.1.12 – Proposta da Atividade de Extensão: Inovação didático pedagógica no ensino de física: aproximações entre teoria e prática. Coordenação: Prof. Dr. Marlon Caetano Ramos Pessanha – DME. 2.1.13 – Processo 23112.003803/2016-20 – OF DL 100/2016 – Encaminha solicitação de afastamento no país do servidor Robson da Silva Rodrigues, para participar do “III InterCrítica – Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação”, que ocorrerá entre os dias 28 e 30 de setembro de 2016 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Curitiba, PR, durante o período de 27 a 30/09/2016. 2.1.14 – Processo 23112.002098/2015-62 – Encaminha o Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Joceli Catarina Stassi Sé – DME – Professor Adjunto, de 16/06/2015 à 16/06/2018. 2.1.15 – Processo 23112.003819/2016-32 – OF nº 164/2016 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, para participar do 2nd Congress of the Federation of Latin-American and Caribbean Societies for Neuroscience (FALAN), em Buenos Aires, Argentina, durante o período de 14 a 21/10/2016. 2.1.16 – OF nº 165/2016 – DPsi – Encaminha solicitação de abertura de Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada ao provimento de cargo na Carreira de Magistério Superior, Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, Nível I, para o Departamento de Psicologia, na Área de Psicologia, Sub-área Psicanálise – Saúde Coletiva, em função da aposentadoria da Profª Drª Dóris Lieth Peçanha. 2.1.17 – Processo 23112.003829/2016-78 – OF DCSo nº 046/2016 – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Marina Denise Cardoso como Professora Sênior no Departamento de Ciências Sociais. 2.1.18 – Processo 23112.003751/2016-91 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Samira Feldman Marzochi – DS, Professor Adjunto, de 26/01/2016 a 26/01/2019. 2.1.19 – Processo 23112.003845/2016-61 – OF DME nº 65/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Douglas Aparecido Campos, para participar de Reunião dos Comitês Permanentes de Pós-Graduação e Extensão da AUGM, na cidade de Valparaiso – Chile, durante o período de 07 a 12/11/2016. 2.1.20 – Processo 23112.002757/2014-80 – OF DPsi nº 167/2016 – Encaminha o Relatório Final da Drª Marina Souto Lopes Bezerra, que realizou Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psicologia, sob a supervisão da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. 2.1.21 – Processo 23112.003566/2014-35 – Relatório da Atividade de Extensão: III Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente. Coordenação: Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins – DS. 2.1.22 – Processo 23112.002648/2015-43 – OF nº 161/2016 – DPsi – Encaminha a renovação da solicitação de afastamento parcial da Profª Diléia Aparecida Martins Briega, para cursar Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, durante o período de 13/10/2016 a 18/02/2017, às sextas-feiras. Encaminha também o Relatório de Atividades do afastamento durante o período de 01/03 a 30/06/2016. 2.1.23 – Processo 23112.002511/2015-99 – Encaminha o Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do servidor Willian Cássio Damasceno Pereira – CCTILSP – Assistente em Administração, de 18/06/2015 à 18/06/2018. 2.1.24 – Ficha de Caracterização de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: PPG Psi 60-27 – Temas em Psicologia: A Dimensão Social do Desenvolvimento Infantil. 2.1.25 – Processo 23112.001018/2014-71 – OF nº 171/2016 – DPsi – Encaminha o Relatório Final da Drª Maria Marta Lopes Flores, que realizou Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psicologia, sob a supervisão da Profª Drª Maria Amélia Almeida. 2.1.26 – Processo 23112.001307/2016-31 – OF nº 172/2016 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Maria Amélia Almeida, que participou da 140ª Reunião e Conferência da AAIDD – Reunião e Conferência da Associação Americana de Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento, em Atlanta, Georgia, EUA, durante o período de 03 a 12/06/2016. 2.1.27 – Processo 23112.003735/2015-18 – Relatório da Atividade de Extensão: Ciclo de Palestras Mês da Consciência Negra do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros. Coordenação: Profª Drª Tatiane Cosentino Rodrigues – DTPP. 2.1.28 – Processo 23112.003922/2016-82 – Proposta da Atividade de Extensão: III Seminário de Grupos de Pesquisa do Curso de Pedagogia. Coordenação: Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente – DEd. 2.1.29 – Processo 23112.003917/2016-70 – Proposta da Atividade de Extensão: Curso de extensão para monitoria e acessibilidade em grandes eventos. Coordenação: Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes – DPsi. 2.1.30 – Processo 23112.000908/2016-27 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Celi Hirata – DFMC, Professor Adjunto, de 11/01/2016 a 11/01/2019. 2.1.31 – Processo 3112.004022/2016-52 61 – OF DAC nº 88/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Samuel José Hollanda de Paiva, para participar do congresso internacional "A Europa e os Impérios Coloniais nos Séculos XVI, XVII e XVIII na Literatura e no Cinema", a ser realizado na Universidade do Algarve (UAlg), Faro, em Portugal, durante o período de 15 a 23/10/2016. 2.1.32 – Ficha de Caracterização de disciplinas do Departamento de Sociologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: 37.008-8 – Sociologia Industrial e do Trabalho. 2.1.33 – Processo 23112.004005/2016-15 – OF DPsi nº 179/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, para participar do Workshop “Translational Neuroscience and Mental Disorders”, na cidade de Erice, Itália, durante o período de 03 a 11/11/2016. 2.1.34 – Processo 23112.004006/2016-60 – OF DPsi nº 180/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Amanda Ribeiro de Oliveira, para participar da 46th Annual Meeting of the Society for Neuroscience, em San Diego, EUA, durante o período de 10 a 19/11/2016. 2.1.35 – Processo 23112.003745/2013-91 – OF DPsi nº 181/2016 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Georgina Faneco Maniakas, que realizou Pós-Doutorado na Université Paris VII – Denis Diderot, em Paris, França, no período de 02/01/2014 a 30/12/2014. 2.1.36 – Processo 23112.002308/2016-01 – OF nº 182/2016 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Ana Lúcia Aiello, que participou da 24th Biennal Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development, em Vilnius, Lituânia e realizou visita técnica ao National Institute of Health Promotion – NEFI, em Budapeste, Hungria, durante o período de 06 a 16/07/2016. 2.1.37 – Processo 23112.002771/2016-45 – OF nº 183/2016 – DPsi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, que participou do VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia do Trabalho, em Buenos Aires, durante o período de 02 a 06/08/2016. 2.1.38 – Processo 23112.003576/2015-51 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Servidor Renan Vasconcelos Ribeiro – DCI, Técnico de Laboratório em Informática, de 12/01/2015 a 12/01/2018. 2.1.39 – Proposta da Atividade de Extensão: Educação inclusiva: formação de educadores, práticas e avaliação de estudantes em tratamento de saúde. Coordenação: Profª Drª Adriana Garcia Gonçalves – DPsi. 2.1.40 – OF 028/2016 – PPGFil – Informa a deliberação da Câmara de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, o Prof. Dr. Luís Fernandes dos Santos Nascimento foi indicado como Vice-Coordenador do Programa (ATO CECH nº 090/2016). 2.1.41 – Ficha de Caracterização de disciplinas do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: 18.002-5 – Filosofia da Ciência. 2.1.42 – Processo 23112.003602/2010-83 – Relatório da Atividade de Extensão: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Filosofia. Coordenação: Profª Drª Adriana Mattar Maamari – DME. 2.2 – Apreciação da Ata da Reunião n° 496ª do Conselho do CECH. Foi aprovada por unanimidade a Ata da 496ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 15/09/2016. 2.3 – Homologação de Concurso Público: 2.3.1 – Processo 23112.003341/2016-41 – OF DME 70/2016 – Encaminha para homologação o Relatório do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto, área de Educação, subárea: Ensino de Educação Física, para o Departamento de Metodologia de Ensino. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1º) Luana Zanotto; 2º) Neusa Aparecida Mendes. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.4 – Reformulação do projeto pedagógico do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)/Língua Portuguesa.

A Profª Wanda leu o Parecer elaborado pela Profª Drª Zaira Regina Zafalon, docente do Departamento de Ciência da Informação, referente às reformulações do Projeto Pedagógico do curso. A Profª Drª Mariana de Lima Isaac Leandro Campos, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)/Língua Portuguesa, fez alguns esclarecimentos. Após ampla discussão, foi colocado em votação e aprovado por unanimidade 2.5 – Análise das solicitações de passagem dos professores do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) de 20hs para Dedicação Exclusiva (DE). 2.5.1 – Processo 23112.000523/2016-60 OF DAC nº 10/2016 – Encaminha solicitação de alteração do regime de trabalho de tempo parcial 20h para dedicação exclusiva do Prof. Ms. Dario de Souza Mesquita Júnior, do Departamento de Artes e Comunicação. 2.5.2 – Processo 23112.003470/2016-39 OF DAC nº 70/2016 – Encaminha solicitação de alteração do regime de trabalho de tempo parcial 20h para dedicação exclusiva da Profª Ms. Ana Luiza Pereira Barbosa, do Departamento de Artes e Comunicação. 2.5.3 – Processo 23112.003451/2016-11 OF DAC nº 71/2016 – Encaminha solicitação de alteração do regime de trabalho de tempo parcial 20h para dedicação exclusiva do Prof. Ms. Adelcio Camilo Machado, do Departamento de Artes e Comunicação. 2.5.4 – Processo 23112.003462/2016-92 OF DAC nº 72/2016 – Encaminha solicitação de alteração do regime de trabalho de tempo parcial 20h para dedicação exclusiva da Profª Ms. Natália Burigo Severino, do Departamento de Artes e Comunicação. 2.5.5 – Processo 23112.003464/2016-81 OF DAC nº 73/2016 – Encaminha solicitação de alteração do regime de trabalho de tempo parcial 20h para dedicação exclusiva do Prof. Ms. Antonio Carlos Leme Junior, do Departamento de Artes e Comunicação. A Profª Wanda fez alguns esclarecimentos e solicitou à Profª Drª Thaís dos Guimarães Alvim Nunes, Chefe do Departamento de Artes e Comunicação, que explicasse a situação de cada docente. Os Profs. Dario de Souza Mesquita Junior e Ana Luiza Pereira Barbosa, que no início de 2016 cumpriram seus estágios probatórios, vêm atuando no curso de graduação em Imagem e Som com carga horária elevada, muito superior às atribuições de um docente em regime de trabalho de 20h. Além da atuação em disciplinas de graduação, ambos os docentes desenvolvem efetiva atividade no âmbito da exteno, como membros de equipe de trabalho ou como coordenadores. Dentre estas atividades podem ser destacadas o CineUFSCar, coordenado pela docente Ana Luiza e a revista eletrônica GEMInIS, coordenado pelo docente Dario, sendo ele ainda representante suplente no Conselho de Extensão, onde realiza inúmeros pareceres de variadas propostas de atividades encaminhadas à ProEx. No que tange no auxílio às atividades administrativas da chefia, ambos docentes se mostram solícitos na elaborão de pareceres para afastamentos, projetos e relatórios realizados pelos docentes do DAC. Além disto, os professores Ana Luiza e Dario são coordenadores de laboratório (Profª Ana Luiza Laboratório de Som e Prof. Dario Mesquita Laboratório de Imagem e Vídeo Digitais), sendo responveis pelo cuidado, manutenção e melhoria dos mesmos. Apesar de recentemente o curso de Licenciatura em sica ter sido contemplado com vagas de professores em regime de trabalho 20h, tais vagas têm-se mostrado insuficientes para executar o projeto pedagógico atual (o que poderá agravar com a reformulação curricular que se encontra em andamento). É importante ressaltar que, além da carga horária elevada em disciplinas, o Prof. Ms. Adelcio Camilo Machado é membro da comissão de pareceristas de planos de ensino e parecerista de afastamentos para qualificação docente. A Profª Ms. Natália rigo Severino e o Prof. Ms. Antônio Carlos Leme Junior são membros da comissão de pareceristas de projetos de extensão desenvolvidos por professores do Departamento. Atuam ainda em projetos de extensão, atividades frequentemente desenvolvidas pelo curso de Música. Dentre estas atividades podem ser destacadas: Jornada de Estudos em Educação Musical, coordenada pela Profª Natália, que também atua na equipe de trabalho da Orquestra Experimental da UFSCar; dois cursos de extensão na área de Música Popular, apresentações artísticas e seminários realizados pelo Prof. Adelcio, tendo coordenado o último seminário e participado da equipe de trabalho das demais. Além da demanda do curso presencial, o DAC tem enfrentado o grande desafio de possibilitar a formatura dos alunos de Educação Musical do sistema UAB, que com os cortes de verba vem sobrecarregando o trabalho do corpo docente que já vinha atuando neste curso. Com muitos docentes em cargos administrativos (2 na coordenação do curso presencial, 2 na coordenação do curso a distância, 1 na chefia), e mais três (3) docentes afastados para realizar doutorado e pós-doutorado, num corpo docente que somam 14, as restrições de trabalho dos três (3) docentes 20h dificultam o crescimento do curso de graduação e a criação de uma Pós-Graduão na área de sica na UFSCar, mais do que necessária. Depois de ampla discussão foram feitos dois encaminhamentos, um pelo Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho, Coordenador do Curso de Ciências Sociais, solicita que seja tomada a decisão na reunião de hoje, que não seja adiada a decisão, e outro pela Profª Drª Débora de Hollanda Souza, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, que a tomada de decisão fosse adiada, para a próxima reunião do Conselho. Colocado em votação foram 23 votos a favor e uma abstenção do encaminhamento proposto pelo Prof. Joelson, que se resolva nesta reunião. Diante disso, foi colocado em votação a aprovação ou não do encaminhamento dos processos: foram 18 votos favoráveis e 02 abstenções, com isso, o Conselho do CECH aprova as solicitações. 2.6 – Discussão e deliberação sobre a divisão do espaço do prédio ED-48 (prédio que abrigava o Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências). A Prof. Wanda fez alguns esclarecimentos em relação ao espaço físico na área Sul. O espaço referente ao novo prédio do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, foi negociado diretamente com a Reitoria, não houve nenhuma participação do Centro. Hoje o CECH conta com 14 programas de pós-graduação, e no próprio corredor da Direção do CECH estão acomodados os Programas de Pós-Graduação: em Psicologia, Linguística e Estudos de Literatura. Com a liberação prédio ED-48, estes programas de pós seriam redistribuídos para aquele espaço. A Direção do CECH fez a seguinte proposta para este novo espaço: secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, secretaria e outras instalações do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)/Língua Portuguesa (CCTILSP) e secretaria do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura. Na antiga sala do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, ficará a extensão do Programa de Pós-Graduação em Linguística, na antiga sala do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, ficará a secretaria do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação. O Prof. Dr. Nassim Chamel Elias, Vice-Chefe do Departamento de Psicologia, e a Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, esclarecem que há docentes que precisam ser acomodados juntamente com os intérpretes, para tanto, solicita que aquele prédio fique inteiro para acomodar a secretaria do CCTILSP. Devido ao avançado da hora, o Prof. Arthur Autran, Vice-Diretor do CECH, sugeriu que este assunto seja discutido numa reunião extraordinária do CoC-CECH no dia 10 de novembro próximo. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.7 – Alteração do nome do representante discente na Comissão Eleitoral CECH 2016-2020. Devido à impossibilidade do aluno Danilo Rosa de Lima, aluno de curso de graduação, prosseguir com os trabalhos na referida comissão, foi indicado o aluno Rapfael Manzini. Colocado em votação foi aprovado por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto ________________________________

 

Prof. Dr. Antón Castro Míguez _________________________________________

 

Prof. Dr. Daniel Mill __________________________________________________

 

Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos _________________________________

 

Prof. Dr. Nassim Chamel Elias _________________________________________

 

Profª Drª Thaís dos Guimarães Alvim Nunes ______________________________

 

Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho _________________________________

 

Profª Drª Jarina Rodrigues Fernandes ___________________________________

 

Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva ____________________________

 

Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade __________________________________

 

Profª Drª Ana Carolina Simionato _______________________________________

 

Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho _________________________________

 

Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla _______________________________________

 

Profª Drª Monalisa Muniz Nascimento ___________________________________

 

Profª Drª Márcia Duarte Galvani ________________________________________

 

Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini ________________________________

 

Profª Drª Mariana de Lima Isaac Leandro Campos _________________________

 

Profª Vanessa Regina de Oliveira Martins ________________________________

 

Profª Drª Ana Paula Gestoso de Souza __________________________________

 

Prof. Dr. Daniel Marcondes Gohn _______________________________________

 

Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda ______________________________

 

Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo __________________________________

 

Profª Drª Elizabeth Joan Barham _______________________________________

 

Profª Drª Débora de Hollanda Souza ____________________________________

 

Profª Drª Renata Prenstteter Gama _____________________________________

 

Adriana Maria Pessoa de Lima Souza ___________________________________

 

André Luiz Nardim __________________________________________________

 

Ana Lúcia Bafuni Kuba _______________________________________________

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