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Ata 492 - 25/04/2016


ATA DA QUADRINGENTÉSIMA NONAGÉSIMA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo quinto dia do mês de abril do ano de dois mil e dezesseis, as quatorze horas, no Auditório da UEIM, teve início a Quadringentésima Nonagésima Segunda Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann e com os seguintes conselheiros: Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Vice-Presidente); Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito (Chefe do Departamento de Letras); Profª Drª Maria Cristina dos Santos Bezerra (Chefe do Departamento de Educação); Profª Drª Monica Loyola Stival (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Prof. Dr. Jorge Leite Junior (Chefe do Departamento de Sociologia); Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante (Vice-Coordenador do Curso de Música); Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade (Coordenador do Curso de Imagem e Som); Prof. Dr. Fabiano Ferreira de Castro (Coordenador do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação); Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Adriana Garcia Gonçalves (Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Carolina de Paula Machado (Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística); Profª Drª Mariana de Lima Isaac Leandro Campos (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS/Língua Portuguesa); Profª Drª Ana Paula Gestoso de Souza (Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Prof. Dr. Daniel Marcondes Gohn (Coordenador do Curso de Educação Musical – EAD); Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som); Prof. Dr. Wilson José Alves Pedro (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade); Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação); Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação), os servidores André Luiz Nardim e Adriana Maria Pessoa de Lima Souza (Representantes Técnico-Administrativos). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – O planejamento das Reuniões do Conselho do CECH para os próximos meses. Será encaminhado aos Conselheiros o planejamento das reuniões do CoC-CECH, como a seguir:

 

Mês

Data

Horário

Dia da Semana

Local

Maio

19

14h

Quinta-feira

UEIM

Junho

28

8:30h

Terça-feira

UEIM

Julho

27

8:30h

Quarta-feira

UEIM

 

1.1.2 – As Câmaras de Assessoramento Técnico e de Materiais e Compras da UFSCar, criadas pela Pró-Reitoria de Graduação, têm como representante responsável do Centro a servidora Edimara Cardoso de Ungaro, Chefe da Secretaria de Administração, Finanças e Contratos (SAFC) do CECH. As Câmaras Técnicas foram criadas pelo ConsUni no dia 05/12/2014, com a finalidade de uniformizar políticas e procedimentos e implementá-los de acordo com as especificidades de cada compra; mapear, revisar e reformular procedimentos administrativos, resoluções e normatizações internas; resolver problemas diagnosticados; manter um canal direto entre a ProAd; e a comunidade universitária, intensificar a participação na implementação do SAGUI – Gestão Administrativa e revisar os contratos com as empresas terceirizadas. As reuniões são divulgadas pelo Inforede. Caso a comunidade do CECH tenha sugestões, podem ser encaminhadas para a Edimara através do e-mail safcech@ufscar.br. 1.1.3 – As requisições de compras já são acessíveis pelo SAGUI. As unidades já podem solicitar suas compras. Deve-se evitar deixar para a última hora. 1.1.4 – Afastamento por motivos de saúde da servidora Técnico-Administrativa Denise Celina Cava Domeniconi, com retorno previsto para o dia 02/05/2016. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – O Prof. Dr. Daniel Marcondes Gohn, Coordenador do Curso de Educação Musical – EaD, informa que o período está muito difícil para os cursos de EaD na Universidade. Destaca que o Curso de Educação Musical possui grande número de docentes voluntários (12), e tem poucos tutores. O número de bolsas diminuiu e sua carga horária de professores e tutores vem aumentando. Atualmente há cerca de 300 alunos ativos. A Coordenadoria do curso de Pedagogia EaD, também indica que enfrenta problemas, em especial no caso de reofertas de disciplinas. 1.3 – COMUNICAÇÕES EXTERNAS. 1.3.1 – Site CECH. O servidor Técnico Administrativo Marcos Antonio Possatto está revisando o website do CECH para fins de atualização. Ele demonstrou em que ponto o site está nesse processo de renovação, destacando a estrutura do site e os tipos de informação que podem ser acessadas. A Profª Wanda assinalou que é possível fazer contribuições para a reformulação do site através do e-mail cech@ufscar.br. 1.3.2 – Apresentação CCS. A jornalista Mariana Nunes Ignatios, vinculada à Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), apresentou o projeto de divulgação científica das pesquisas realizadas na UFSCar. Mariana é responsável por elaborar as pautas relativas ao CECH. Ela informou que se algum pesquisador quiser divulgar seus trabalhos pode entrar em contato com ela através do e-mail maianaig@ufscar.br ou do ramal 8480. Foi solicitada pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann a inclusão dos itens 2.1.49, 2.1.50, 2.1.51, 2.1.52, 2.1.53, 2.1.54, 2.1.55, 2.1.56, 2.1.57, 2.1.58 2.1.59, 2.1.60, 2.1.61, 2.1.62, 2.1.63, 2.1.64, 2.1.65, 2.1.66, 2.1.67, 2.1.68, 2.1.69, 2.1.70, 2.1.71, 2.1.72, 2.1.73, 2.1.74, 2.1.75, 2.1.76, 2.1.77 e 2.1.78, – Ad-referendum. 2.4 – Alteração de horário do Curso de Imagem e Som; 2.5 – Indicação de Representante Suplente do CECH para compor o Conselho de Pesquisa; 2.6 Ficha de Caracterização da disciplina Estudos em Política Educacional, do Departamento de Educação. Consultados os demais conselheiros, foram aprovadas as referidas inclusões. 2. ORDEM DO DIA: 2.1 – Apreciação Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo 23112.003576/2014-71 – Relatório da Atividade de Extensão: Escola no Hospital: Acompanhamento Didático-Pedagógico de Atividades Escolares para Crianças e Adolescentes Hospitalizados. Coordenação: Profª Drª Adriana Garcia Gonçalves – DPsi. 2.1.2 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2016: PPG Psi 83 – Análise de Dados em Psicologia 2. 2.1.3 – Processo 23112.001006/2016-16 – OF DME 16/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Dijnane Fernanda Vedovatto Iza, participar no 3º Simpósio Internacional em Educação: questões atuais e futuras de formação na profissão docente, na Universidade de Montreal, Montreal, Canadá, durante o período de 30/04 a 09/05/2016. 2.1.4 – Processo 23112.000661/2016-49 – OF nº 50/2016 – DPsi – Encaminha solicitação de admissão do Prof. Dr. João Henrique de Almeida, como Docente Voluntário da UFSCar junto ao Departamento de Psicologia, sob supervisão do Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose, no período de março de 2016 a dezembro de 2017. 2.1.5 – Processo 23112.000662/2016-93 – OF nº 51/2016 – DPsi – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Andréa Carla Machado, como Docente Voluntária da UFSCar junto ao Departamento de Psicologia, sob supervisão da Profª Drª Maria Amélia Almeida, no período de março de 2016 a março de 2017. 2.1.6 – Processo 23112.000720/2016-89 – OF nº 53/2016 – DPsi – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Daniele Carolina Lopes, como Docente Voluntária da UFSCar junto ao Departamento de Psicologia, sob supervisão da Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette, no período de março de 2016 a março de 2017. 2.1.7 – Processo 23112.003599/2014-85 – Relatório da Atividade de Extensão: Brinquedoteca na Educação Especial: espaço para atividades lúdicas. Coordenação: Profª Drª Rosimeire Maria Orlando – DPsi. 2.1.8 – OF nº 009/2016 – CCTILSP – Encaminha o resultado das eleições para preenchimento dos Cargos de Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)/Língua Portuguesa. A Profª Drª Mariana de Lima Isaac Leandro Campos foi eleita como Coordenadora do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)/Língua Portuguesa (ATO CECH n° 025/2016) e a Profª Drª Lara Ferreira dos Santos como Vice-Coordenadora (ATO CECH n° 026/2016) para o biênio 2015-2017. 2.1.9 – OF CCBCI nº 23/2016 – Encaminha a indicação do nome da Profª Drª Ana Carolina Simionato como Vice-Coordenadora “pró-tempore” do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação. (ATO CECH n° 027/2016). 2.1.10 – Processo 23112.000957/2016-60 – Proposta da Atividade de Extensão: Comunidade On Line de Educação Infantil. Coordenação: Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos – DME. 2.1.11 – Processo 23112.001026/2016-89 – Proposta da Atividade de Extensão: Núcleo de estudos e pesquisa sobre a escola de Vigotsky - Neevy. Coordenação: Profª Drª Maria Aparecida Mello – DTPP. 2.1.12 – Processo 23112.001058/2016-84 – Proposta da Atividade de Extensão: VIII Seminários e Teses e Dissertações em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Coordenação: Profª Drª Carmén Lúcia Brancaglion Passos – DTPP. 2.1.13 – Processo 23112.001039/2016-58 – Proposta da Atividade de Extensão: IV Seminário de Projetos de Extensão sobre a Escola de Vigotsky. Profª Drª Maria Aparecida Mello – DTPP. 2.1.14 – Proposta da Atividade de Extensão: Apoio à publicação da Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC. Coordenação: Profª Drª Carmén Lúcia Brancaglion Passos – DTPP. 2.1.15 – Proposta da Atividade de Extensão: III Seminário de Estudos de Literatura do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura: "Literatura e interfaces: sociedade, cultura e linguagens". Coordenação: Profª Drª Diana Junkes Bueno Martha – DL. 2.1.16 – Processo 23112.001696/2015-14 – Relatório da Atividade de Extensão: Tecnologia assistiva para inclusão social e autonomia da pessoa com deficiência. Coordenação: Profª Drª Gerusa Ferreira Lourenço – DTO. 2.1.17 – Processo 23112.003096/2014-18 – Relatório da Atividade de Extensão: Comunidade On Line de Educação Infantil. Coordenação: Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos – DME. 2.1.18 – OF DEd nº 015/16 – Encaminha deliberação do Conselho do Departamento de Educação, onde a Profª Drª Maria Cristina dos Santos Bezerra foi nomeada como Chefe do Departamento (ATO CECH n° 028/2016) e o Prof. Dr. Eduardo Pinto e Silva como Vice-Chefe do Departamento (ATO CECH n° 029/2016) para o biênio 2015-2017. 2.1.19 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Sociologia, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: 37.005-3 – Introdução à Sociologia Geral. 2.1.20 – Processo 23112.001159/2010-50 – OF DEd nº 017/16 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini no período de 01 a 10/05/2010, que participou como expositor do VI Encuentro Internacional “Presencia de Paulo Freire”, em Cienfuegos, Cuba. 2.1.21 – Processo 23112.001206/2016-61 – OF DFMC 13/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Francisco Augusto de Moraes Prata Gaspar, para participar do Congresso Internacional “Transcendental Idealism after Kant: continuity or rupture?”, Cidade do México, México, durante o período de 04 a 06/05/2016. 2.1.22 – Processo 23112.003593/2015-99 – OF DME 17/2016 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu, que participou do XI Congresso Internacional da Associação Latino Americana de Estudos do Discurso (ALED), em Buenos Aires, Argentina, durante o período de 05 a 09/11/2015. 2.1.23 – Processo 23112.001222/2016-53 – Proposta da Atividade de Extensão: Revista Cadernos da Pedagogia - Publicação online (Curso de Pedagogia - UFSCar). Coordenação: Profª Drª Géssica Priscila Ramos – DEd. 2.1.24 – Processo 23112.000588/2012-81 – OF DME 17/2015 – Encaminha o relatório final de atividades do afastamento para capacitação do Prof. Dr. Fernando Stanzione Galizia, referente ao período de 11/03/2015 a 10/03/2016, para cursar Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, durante o período de 11/03/2015 a 10/03/2016. 2.1.25 – Processo 23112.001599/2015-21 – OF nº 087/2016 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Maria Amélia Almeida, que participou do 8th ISEC – Inclusive and Suportive Educations Congress – Equity and Inclusion, no período de 26 a 29/07/2015 e da reunião da PIN-ANDEE Pro Inclusão – Associação de Docentes da Educação Especial de Portugal, no dia 25/07/2015, na Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. 2.1.26 – Processo 23112.001307/2016-31 – OF nº 088/2016 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Amélia Almeida, para participar da 140ª Reunião e Conferência da AAIDD – Reunião e Conferência da Associação Americana de Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento, em Atlanta, Georgia, EUA, durante o período de 03 a 12/06/2016. 2.1.27 – Proposta da Atividade de Extensão: Escola no Hospital: Acompanhamento Didático-Pedagógico de Atividades Escolares para Crianças e Adolescentes Hospitalizados. Coordenação: Profª Drª Adriana Garcia Gonçalves – DPsi. 2.1.28 – Proposta da Atividade de Extensão: I Encontro de Acessibilidade no Ensino Superior na UFSCar: possibilidades e desafios. Coordenação: Profª Drª Rosimeire Maria Orlando – DPsi. 2.1.29 – Proposta da Atividade de Extensão: Apoio a escolarização inclusiva: planejamento, adaptações e práticas necessárias. Coordenação: Profª Drª Márcia Duarte Galvani – DPsi. 2.1.30 – Proposta da Atividade de Extensão: Reflexões sobre a inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual na EJA. Coordenação: Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos – DPsi. 2.1.31 – OF DL 022/2016 – Encaminha solicitação de suspensão do afastamento integral no país da Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini, para usufruir Licença Capacitação, junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, a partir de 12/05/2016. O período de gozo do afastamento passa a ser: de 11/04/2016 a 11/05/2016 e não mais de 11/04 a 08/07/2016. (Processo 23112.000561/2016-12). 2.1.32 – Processo 23112.001206/2016-61 – OF DFMC nº 13/2016 (04/04/16) – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Francisco Augusto de Moraes Prata Gaspar, para do “Workshop Transcendental Idealism after Kant: continuity or rupture?”, que acontecerá na Cidade do México - México, entre os dias 04 a 06/05/2016. 2.1.33 – Proposta da Atividade de Extensão: Elaboração de material de Tecnologia Assistiva em ambientes digitais. Coordenação: Profª Drª Adriana Garcia Goncalves – DPsi (Processo nº 23112.001381/2016-58). 2.1.34 – OF PPGLit nº 006/16 – Encaminha deliberação do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, onde a Profª Drª Diana Junkes Bueno Martha foi nomeada como Coordenadora do Programa (ATO CECH n° 030/2016) e a Profª Drª Luciana Salazar Salgado como Vice-Coordenadora do Programa (ATO CECH n° 031/2016) para o restante do triênio vigente, cujo período é de 14 de maio de 2015 a 13 de maio de 2018. 2.1.35 – Processo 23112.003576/2015-51 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Servidor Renan Vasconcelos Ribeiro – DCI, Técnico de Laboratório em Informática, de 12/01/2015 a 12/01/2018. 2.1.36 - Processo 23112.002058/2015-11 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profa. Dra. Ana Paula Gestoso de Souza – Professora Adjunto A – DTPP/CECH. 2.1.37 – Proposta da Atividade de Extensão: 20ª Jornada de Letras. Coordenação: Prof. Dr. Plabo Arantes – DL. 2.1.38 - Proposta da Atividade de Extensão: Núcleo Interdisciplinar Literatura e Sociedade (NILS): memória da contemporaneidade. Coordenação: Profª Drª Rejane Cristina Rocha – DL. 2.1.39 Proposta da Atividade de Extensão: VI Semana do Curso de Licenciatura em Educação Especial: o indivíduo em sociedade (Proc. nº 23112.001371/2016-12). Coordenação: Profª Drª Adriana Garcia Gonçalves – DPsi. 2.1.40 Proposta da Atividade de Extensão: Incluir Núcleo de Acessibilidade da UFSCar/Área Libras (Proc. nº 23112.001368/2016-07). Coordenação: Dileia Aparecida Martins Briega – DPsi. 2.1.41 Proposta da Atividade de Extensão: Brinquedoteca na Educação Especial: espaço para atividades lúdicas (Proc. nº 23112.001370/2016-78) – Coordenação: Profa. Dra. Rosimeire Maria Orlando – DPsi. 2.1.42 Proposta da Atividade de Extensão: Mostra Imagem e Som 20 Anos (Proc. nº 23112.001415/2016-12). Coordenação: Profa. Dra. Ana Luiza Pereira Barbosa – DAC. 2.1.43 Proposta da Atividade de Extensão: Repositório digital em Educação Especial como apoio à inclusão escolar (Proc. nº 23112.001269/2016-17). Coordenação: Profa. Dra. Zaira Regina Zafalon – DCI. 2.1.44 Proposta do Programa de Extensão: Acessibilidade é direito. Coordenação: Profa. Dra. Rosimeire Maria Orlando – DPsi. 2.1.45 Relatório das Atividades de Extensão: Memória do curso de BCI: entre lembrar e esquecer 20 anos depois! (Proc. nº 23112.003529/2014-27). Coordenação: Profa. Dra. Zaira Regina Zafalon – DCI. 2.1.46 Relatório das Atividades de Extensão: Memória da UFSCar no acervo da UEIM: imagens e afeto (Proc. nº 23112.003205/2014-990). Coordenação: Rejane Cristina Rocha – DL. 2.1.47 Relatório das Atividades de Extensão: Revista Cadernos de Pedagogia – Publicação online (Curso de Pedagogia/UFSCar) (Proc. nº 23112.002843/2014-92). Coordenação: Profa. Dra. Gessica Priscila Ramos – CCPed. 2.1.48 – Processo nº 23112.001475/2016-27 – OF. DTPP nº 022/2016 (15/04/2016). Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes Galleti no período de 01 a 09 de julho de 2016, para participação e apresentação de trabalho no “V Seminário Ibero-Americano CTS – IX Seminário CTS, na Universidade de Aveiro, Portugal. 2.1.49 – Proposta da Atividade de Extensão: V Seminário de Produção em Linguística. Coordenação: Profa. Dra. Carolina de Paula Machado – DL. 2.1.50 – Relatório das Atividades de Extensão (Proc. nº 23112.003949/2013-22 - PROEXT 2014): Programa de Formação e Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos. Coordenação: Profa. Dra. Joice Lee Otsuka – SeaD.2.1.51 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Ciências Sociais, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Comportamento e Cultura (código 16.510-7). 2.1.52 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Ciências Sociais, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Antropologia da Saúde (código 16.535-2). 2.1.53 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Temática ambiental: teorias e práticas pedagógicas. 2.1.54 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Leitura e escrita: fundamentos, práticas e ensino (código 45.030-8). 2.1.55 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Letras, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Seminários de formação da área de espanhol do Instituto de Línguas 1. 2.1.56 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Letras, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Prosódia Experimental. 2.1.57 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Letras, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Linguística aplicada Queer (código 060291). 2.1.58 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Letras, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Fonética Forense. 2.1.59 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Letras, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Gramática Normativa: Sintaxe (código 061476). 2.1.60 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Letras, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Teatro, poesia marginal, cinema e tropicalismo: diálogos interartes no Brasil dos anos 1960 e 1970. 2.1.61 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Letras, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: História das ideias linguísticas. 2.1.62 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Letras, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Fetiches e taras: interfaces nas literaturas de língua portuguesa. 2.1.63 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Letras, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Sentido e indecência: semântica e pragmática dos xingamentos e palavrões. 2.1.64 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Letras, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Comunicação e espaço público: fórmulas discursivas. 2.1.65 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Abordagem social das deficiências (código 20.171-5). 2.1.66 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2016: Introdução a Psicologia (código 20.007-7). 2.1.67 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: Introdução a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS I (código 20.100-6). 2.1.68 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS II. 2.1.69 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Leitura e Produção de Texto III. 2.1.70 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Língua Portuguesa. 2.1.71 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Leitura e Produção de Texto II. 2.1.72 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: Políticas Públicas e Surdez. 2.1.73 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: Leitura e Produção de Texto 1. 2.1.74 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: A Ciência Linguística. 2.1.75 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Estudos da Oralidade. 2.1.76 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 2º período letivo de 2016: Linguagem e aspectos sócio-históricos da Língua Portuguesa. 2.1.77 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2017: Fonética e Fonologia: Língua Portuguesa. 2.1.78 – Processo nº 23112.003914-2015-55 - OF. DCSo nº 011/16 (20/04/2016). Encaminha relatório final do Pós-Doutorado de Maria Aparecida de Aquino Silva, realizado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFSCar, sob supervisão do Prof. Dr. João Roberto Martins Filho do DCSo. 2.2 – Apreciação da Ata da Reunião n° 491ª do Conselho do CECH. Foi aprovada por unanimidade a Ata da 491ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 28/03/2016. 2.3 – Política de uso do Recurso de Reserva Técnica Institucional da FAPESP. Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner, Chefe do Departamento de Ciências Sociais, fez a proposta de que a partir de 2016 seja efetuada a divisão de 50% do recurso para o departamento de origem do pesquisador e 50% para o CECH para ser gasto com demandas coletivas. Colocado em votação, foram 17 votos favoráveis e uma abstenção. 2.4 – Alteração de horário do Curso de Imagem e Som. O Coordenador do Curso de Bacharelado em Imagem e Som, Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade, solicita a mudança no funcionamento do referido Curso, do período noturno para o período vespertino/noturno. Após os esclarecimentos dos motivos aos Conselheiros, foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. 2.5 – Indicação de Representante Suplente do CECH para compor o Conselho de Pesquisa. O Prof. Dr. Wilson José Alves Pedro, (PPGCTS) foi indicado como Representante Suplente do CECH no Conselho de Pesquisa. Colocado em votação, a indicação foi aprovada por unanimidade. 2.6 Ficha de Caracterização da disciplina Estudos em Política Educacional, do Departamento de Educação. Foi apreciada pelos Conselheiros e colocada em votação, foi aprovada por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, Vice-Diretor do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto ________________________________

 

Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito _____________________________________

 

Profª Drª Maria Cristina dos Santos Bezerra ______________________________

 

Profª Drª Monica Loyola Stival _________________________________________

 

Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner _____________________________________

 

Prof. Dr. Jorge Leite Junior ____________________________________________

 

Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante ______________________________________

 

Prof. Dr. Leonardo Antônio de Andrade __________________________________

 

Prof. Dr. Fabiano Ferreira de Castro ____________________________________

 

Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente _______________________________

 

Profª Drª Adriana Garcia Gonçalves _____________________________________

 

Profª Drª Carolina de Paula Machado ___________________________________

 

Profª Drª Mariana de Lima Isaac Leandro Campos _________________________

 

Profª Drª Ana Paula Gestoso de Souza __________________________________

 

Prof. Dr. Daniel Marcondes Gohn _______________________________________

 

Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo __________________________________

 

Prof. Dr. Wilson José Alves Pedro ______________________________________

 

Profª Drª Isadora Valencise Gregolin ____________________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ____________________________________

 

André Luiz Nardim __________________________________________________

 

Adriana Maria Pessoa de Lima Souza ___________________________________

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