Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Diretoria / Conselho de Centro / Atas / Ata 490 - 18/02/2016

Ata 490 - 18/02/2016


ATA DA QUADRINGENTÉSIMA NONAGÉSIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

Ao décimo oitavo dia do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezesseis, as nove horas, no Auditório da UEIM, teve início a Quadringentésima Nonagésima Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann e com os seguintes conselheiros: Profª Drª Maria Cristina dos Santos Bezerra (Vice-Chefe do Departamento de Educação); Prof. Dr. Ademir Donizeti Caldeira (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis (Chefe do Departamento de Psicologia); Profª Drª Jarina Rodrigues Fernandes (Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva (Coordenador do Curso de Música); Profª Drª Ariadne Chlöe Mary Furnival (Vice-Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação); Prof. Dr. André Ricardo de Souza (Vice-Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Prof. Dr. Pablo Arantes (Coordenador do Curso de Letras); Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Profª Drª Rosemeire de Araújo Rangni (Vice-Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Carolina de Paula Machado (Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística); Profª Drª Lara Ferreira dos Santos (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS/Língua Portuguesa); Profª Drª Ana Paula Gestoso de Souza (Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Prof. Dr. Eduardo Néspoli (Coordenador do Curso de Educação Musical – EAD); Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação); Profª Drª Lídia Maria Marson Postalli (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial); Profª Drª Camila Domeniconi (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Profª Drª Diana Junkes Bueno Martha (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura); os servidores André Luiz Nardim e Rogéria Aparecida Veronese (Representantes Técnico-Administrativos); Aron Affonso Volante (Representante Discente da Graduação) e Henrique Mesquita Pompermaier (Representante Discente da Pós-Graduação). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – Monitoria. Recebemos ofício do Prof. Dr. Davi Guilherme Gaspar Ruas, Presidente da Comissão de Bolsas de Monitoria da UFSCar, com a distribuição referente ao 1º período letivo de 2016. O CECH foi contemplado com 27 bolsas. Foi encaminhado ofício com o cronograma e distribuição das bolsas aos departamentos. 1.1.2 – Com o início do semestre letivo, recebemos vários convites para a recepção dos calouros. A Direção participa junto às Coordenações de Curso do acolhimento aos alunos ingressantes. 1.1.3 – Recebemos verba de RTN, Apoio às Coordenações e Aulas Práticas para 2016. A SAFC/CECH está encaminhando os valores correspondentes às unidades solicitando que as mesmas encaminhem a alocação dentro das alíneas desejadas até o dia 04 de março. 1.1.4 – Foi informado pela Pró-Reitoria de Extensão que somente a partir do dia 17 de março será disponibilizado pela PROEX, se haverá ou não edital para submissão dos projetos, e, os recursos financeiros disponíveis. 1.1.5 – ProGrad. Há um novo sistema dentro do SIGA que irá substituir o NEXUS para inclusão dos Planos de Ensino das disciplinas. 1.1.6 – Formaturas. A Direção participou da Música e Imagem e Som, até o final de março vamos participar de diversas formaturas do nosso centro. 1.1.7 – Edital Universal. Dia 26 de fevereiro é o prazo final para o envio de propostas para o Edital Universal do CNPq, destinado ao apoio a projetos de pesquisa científica e tecnológica em todas as áreas de conhecimento. São três faixas de financiamento para itens de custeio e capital: até R$ 30 mil, até R$ 60 mil e até R$ 120 mil. Lembrando aos conselheiros que há vários recém doutores nos departamentos do CECH que se encaixam na faixa de até R$ 30 mil. 1.1.8 – Vamos trocar a fechadura da porta de entrada do prédio central do CECH, e fazer uma cópia da chave para todas as unidades do Centro. As unidades ficarão responsáveis para fazer cópia da chave e repassar para os servidores docentes e servidores técnico-administrativos pertencentes à sua unidade. Estamos tomando esta medida para termos mais segurança. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – Henrique Mesquita Pompermaier, Representante Discente da Pós-Graduação, questionou sobre a decisão da Reitoria em arquivar o caso da aluna do Departamento de Sociologia que sofreu assédio. Solicitou à Direção do CECH que entre em contato com a comissão de sindicância envolvida no caso para esclarecimentos de como foi conduzido esta questão. A Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis, Chefe do Departamento de Psicologia sugeriu ao Henrique que encaminhe um ofício solicitando informações através do Centro ou como representante discente da Pós-Graduação para a Reitoria, com cópia para o CECH. O Henrique informou que a Ouvidoria, juntamente com a Reitoria da UFSCar ficou de criar uma secretaria para apoio e acompanhamento nos casos das diversidades, com lançamento de uma cartilha abrangendo assédio moral e sexual, juntamente com o LAPREV (Laboratório de Análise e Prevenção da Violência) do DPsi, para ser entregue aos alunos. A Profª Wanda esclareceu que o Centro não foi informado oficialmente sobre este assunto, em nenhum momento, os envolvidos vieram até à Direção colocar o problema, diante disso, colocou que irá verificar se realmente a secretaria que foi mencionada foi criada, entrando em contato com o responsável para eventuais esclarecimentos. Foi solicitada pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann a inclusão dos itens 2.1.9 e 2.1.10 – Ad-referendum. Consultados os demais conselheiros, foram aprovadas as referidas inclusões. 2. ORDEM DO DIA: 2.1 – Apreciação Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo 23112.001543/2015-77 – OF DFMC nº 08/2016 – Encaminha o relatório final das atividades do afastamento do país do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos, que participou de pesquisas de pós-doutorado na Université Paris 1 – Panthéon-Sorbone, em Paris, França, durante o período de 01/07/2015 a 13/03/2016. Encaminha também a solicitação de renovação do estágio de pesquisa de pós-doutorado, no período de 14/03 a 12/04/2016. 2.1.2 – OF nº 014/2016 – DPsi Encaminha os nomes dos professores para composição da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 02 vagas, para Professor Assistente A, Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Psicologia, na Área de LIBRAS, Sub-área Linguística. Membros da Banca: Profª Drª Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues (Presidente – UFSCar) (CPF: 246.338.598-70); Profª Drª Ivani Rodrigues Silva (UNICAMP) (CPF: 823.679.228-53) e Profª Drª Angélica Terezinha Carmo Rodrigues (UNESP) (CPF: 028.255.856-02) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 014/2016). Profª Drª Vanessa Regina de Oliveira Martins (UFSCar) (CPF: 316.734.688-45); Profª Drª Lilian Cristine Ribeiro Nascimento (UNICAMP) (CPF: 107.854.658-47) e Profª Drª Liliane Ferrari Giordani (UFRGS) (CPF: 677.794.250-53) como Membros Suplentes. (ATO CECH nº 015/2016). 2.1.3 – Processo 23112.001419/2015-10 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Ana Carolina Simionato – DCI – Professor Adjunto, de 22/04/2015 à 22/02/2018. 2.1.4 – Processo 23112.000289/2016-71 – OF DL 008/2016 – Encaminha solicitação de estágio Pós-Doutoral do Prof. Dr. Guilherme Fromm, junto ao Departamento de Letras, sob a supervisão da Profª Drª Gladis Maria de Barcellos Almeida, durante o período de 01/08/2016 a 31/07/2017. 2.1.5 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2016: PPG SOC 045 – Leitura Dirigida – Políticas Sociais e Gestão da Pobreza. 2.1.6 – Processo 23112.000362/2016-12 – OF nº 06/2016 DAC – Encaminha solicitação de afastamento integral da Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos, no período de 05/03/2016 a 04/03/2017, para desenvolvimento de Pós-Doutorado junto ao Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, em São Paulo/SP, sob a supervisão do Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos. 2.1.7 – Processo 23112.000334/2016-97 – OF DFMC nº 09/2016 – Encaminha solicitação de afastamento integral da Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto, para estágio de Docência e Pesquisa no âmbito do Convênio de Cooperação Internacional Erasmus Mundus Europhilosophie, coordenado pela Universidade de Toulouse 2, Jean Jaurès, Prof. Jean-Christophe Goddard, na Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal, durante o período de 01/04 a 30/05/2016. 2.1.8 – Processo 23112.000389/2016-05 – OF nº 019/2016 – DPsi Encaminha solicitação de afastamento integral no país da Profª Drª Ana Lúcia Rossito Aiello, para realizar Pós-Doutorado, para publicação de livro e dar continuidade as atividades envolvendo sinais precoces de autismo, durante o período de 15/03/2016 a 15/03/2017. 2.1.9 – Processo 23112.002055/2015-87 – OF 08/2016 – DAC – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo, que participou do Congresso Women and the Silent Screen VIII, em Pittsburgh, EUA, durante o período de 15 a 21/09/2015. 2.1.10 – Processo 23112.000420/2016-08 – OF 09/2016 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo, para participar do Congresso 2016 da Society for Cinema and Media Studies (SCMS), em Atlanta, EUA, durante o período de 28/03 a 04/04/2016. 2.2 – Apreciação da Ata da Reunião n° 489ª do Conselho do CECH. Foi aprovada por unanimidade a Ata da 489ª Reunião do CoC-CECH ocorrida em 27/01/2016. 2.3 – Homologação de Concursos Públicos: 2.3.1– Processo 23112.004162/2015-40OF nº 003/2016 DCSo – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, para o Departamento de Ciências Sociais, na Área de Teoria Política e Política Brasileira, Subárea: Teoria Política Clássica e Política Brasileira. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1º lugar: Camila Maria Risso Sales; 2º lugar: Kellen Alves Gutierres. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.3.2 – Processo 23112.000114/2016-63OF DME nº 04/2016 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado para Seleção de Professor Substituto, Área: Educação Musical, Subárea: Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Musical, Didática Geral e Metodologia e Prática de Ensino em Educação Musical. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Mariana Barbosa Ament; 2º lugar: Valéria Peres Asnis; 3º lugar: Mateus Vinicius Corusse; 4º lugar: Juliana Damaris de Santana Paziani; 5º lugar: Mariel Perez Pino. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.3.3 – Processo 23112.000087/2016-29OF DME nº 05/2016 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora, do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Professor Visitante Brasileiro, Área: Educação em Saúde, Subáreas: Educação Popular e Metodologia de Ensino em Saúde. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Vitoria Helena Cunha Espósito; 2º lugar: Adilson Sanches Marques; 3º lugar: Michele Elisabete Rúbio Alem; 4º lugar: Luciana Mendes Cangussu Oliveira; 5º lugar: Renata de Cássia Gonçalves; 6º lugar: Tatiana Pereira de Freitas Cabral. Foi apreciado por todos os conselheiros e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.4 – Processo 23112.000285/2016-92 OF DL 007/2016 – Apreciação da proposta da criação do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit). Foi lido pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann o parecer elaborado pelo Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (docente do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia) e pela Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis (Chefe do Departamento de Psicologia), o parecer elaborado pela Profª Drª Maria Célia de Moraes Leonel (docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da FCL/UNESP – Araraquara). Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Profª Drª Maria Cristina dos Santos Bezerra ______________________________

 

Prof. Dr. Ademir Donizeti Caldeira ______________________________________

 

Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis _________________________________

 

Profª Drª Jarina Rodrigues Fernandes ___________________________________

 

Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva ____________________________

 

Profª Drª Ariadne Chlöe Mary Furnival ___________________________________

 

Prof. Dr. André Ricardo de Souza ______________________________________

 

Prof. Dr. Pablo Arantes _______________________________________________

 

Profª Drª Renata Maria Moschen Nascente _______________________________

 

Profª Drª Rosemeire de Araújo Rangni ___________________________________

 

Profª Drª Carolina de Paula Machado ___________________________________

 

Profª Drª Lara Ferreira dos Santos ______________________________________

 

Profª Drª Ana Paula Gestoso de Souza __________________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Néspoli _____________________________________________

 

Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira ________________________

 

Profª Drª Lídia Maria Marson Postalli ____________________________________

 

Profª Drª Camila Domeniconi __________________________________________

 

Profª Drª Diana Junkes Bueno Martha ___________________________________

 

André Luiz Nardim __________________________________________________

 

Rogéria Aparecida Veronese __________________________________________

 

Aron Affonso Volante ________________________________________________

 

Henrique Mesquita Pompermaier _______________________________________

Rodovia Washington Luís , Km 235 - SP-310 | São Carlos-SP | Brasil

CEP: 13.565-905 | Fone: (16) 3351-8351 | E-mail: cech@ufscar.br

CECH / UFSCar © 2016.