Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Bacharelado em Ciências Sociais / Estrutura curricular

Estrutura curricular

Para obtenção do título de bacharel em Ciências Sociais o aluno deve completar 180 (cento e oitenta) créditos (1 crédito = 4 horas/aula), sendo 140 créditos em disciplinas obrigatórias, 20 em disciplinas optativas e 20 créditos em monografia, conforme mostra o quadro abaixo.
  

Disciplinas Obrigatórias (Total de créditos: 140)
33 disciplinas de 4 créditos cada

132

1 disciplina de 8 créditos (Projeto de Pesquisa Social)

8

Optativas e Monografia (Total de créditos: 40)
2 optativas livres de 4 créditos cada

8

3 optativas da área de concentração da monografia

12

1 monografia de fim de curso

20

Total: 40 disciplinas = 180 créditos

 

A cada semestre são oferecidas de 5 a 7 disciplinas, tendo cada uma delas, em geral, 4 horas/aula de duração por semana. O curso é seriado, com um sistema de requisitos por área de conhecimento. Por exemplo, para cursar Sociologia Clássica é necessário ter sido aprovado em Introdução à Sociologia. A cada semestre também o aluno perceberá um tipo de formação comum das três áreas básicas. No primeiro semestre são ministrados os cursos introdutórios, no segundo, são apresentados os autores clássicos de cada área, no terceiro, as teorias contemporâneas, e assim por diante, conforme mostra o quadro abaixo.

 

Primeiro Ano: 1º semestre 2º semestre
  Disciplinas Introdutórias Teorias Clássicas
     
Segundo Ano: 3º semestre 4º semestre
  Teorias Contemporâneas Sociedade Contemporânea e Brasil
     
Terceiro Ano: 5º semestre 6º semestre
  Sociedade Brasileira  Sociedade Contemporânea e Projeto de Pesquisa
     
Quarto Ano: 7º semestre 8º semestre
  Disciplinas Optativas  Monografia de Conclusão do Curso

 

Prévio à realização da monografia, o aluno, no 6º período, deve optar por uma Área de Concentração (Antropologia, Ciência Política ou Sociologia) participando de pelo menos 3 (três) disciplinas dentre as optativas oferecidas pelos professores da área escolhida. No 6º semestre do curso, o aluno deverá cursar a disciplina Projeto de Pesquisa Social, na qual elaborará, sob orientação de um professor, um projeto de pesquisa sobre tema definido em comum acordo a ser desenvolvido no 8º semestre como Monografia de Fim de Curso.

Entre o 6º e 7º períodos o aluno também deve selecionar 2 (duas) optativas livres, independente da área de concentração escolhida, oferecidas por qualquer Departamento da Universidade. A oferta dessas disciplinas é ampla e varia a cada semestre. Recomendamos, entre outras, as disciplinas de Inglês oferecidas pelo Departamento de Letras.

Com o projeto definido, e portanto, a área de concentração definida, o aluno no 6º e 7º semestres seleciona as disciplinas optativas adequadas ao seu projeto. No último semestre do curso, o aluno dedica-se à elaboração da Monografia de Conclusão de Curso. Nessa altura ele já terá completado seus créditos e dedicar-se-á exclusivamente a essa atividade, que constitui a exigência definitiva para a obtenção do título. A monografia, elaborada sob a orientação de um professor, será avaliada por uma banca composta do professor orientador e um professor convidado, sejam eles do Departamento de Ciências Sociais ou de outros Departamentos da UFSCar.

 OBS.: O aluno poderá cursar disciplinas eletivas (de outros departamentos), mas não integralizarão o número de créditos total exigido pelo perfil.

Rodovia Washington Luís , Km 235 - SP-310 | São Carlos-SP | Brasil

CEP: 13.565-905 | Fone: (16) 3351-8351 | E-mail: cech@ufscar.br

CECH / UFSCar © 2016.